Com o início da pandemia e a da quarentena, o primeiro setor a ser impactado negativamente foi o de turismo e hotelaria, pois são exatamente os fatores que fazem parte desse setor que piora a situação: aglomerações e ambientes fechados. Por isso, muito se pensa como será esse tal de turismo pós pandemia.
Outro fator que acabou contribuindo para a crise do turismo foi a globalização em que o vírus foi transmitido entre países justamente pelas pessoas que foram contaminadas durante uma viagem e retornavam para casa sem saber que estavam infectadas.
A realidade agora é que as empresas de turismos registraram uma queda de 75% a 90% de seus faturamento em 2020, segundo a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), o que deixa um clima de incerteza.
Mas, apesar de todos as dificuldades que o setor está enfrentando é possível ver uma saída para a retomada das atividades, porém com algumas tendências de mudanças para o Turismo pós pandemia. Confira algumas dessas mudanças abaixo:
Sabemos que até a chegada da vacina e a imunização de grande parte da população, viajar pode ser um assunto pouco comentado, porém é importante pensar no futuro e nos planos.
Por isso, alguma medidas para tornar isso possível e seguro já foram tomadas e algumas irão permanecer mesmo depois da pandemia ter passado, além de tendências na retomada. Confira:
Com as restrições de brasileiros em alguns países da Europa e nos Estados Unidos por falta de controle do avanço do contágio da Covid-19, as viagens nacionais vão ganhar mais espaço e procura nos próximos meses.
Isso acontece porque as pessoas também se sentem mais seguras em se deslocarem para um lugar mais próximo, por isso investir no turismo interno vai ser uma boa saída para as empresas de turismo e hotelaria.
Assim como todo o cenário econômico do país, os viajantes também sofreram impacto em seus orçamentos, por isso, hotéis, pousadas e hostels mais em conta serão mais procurados do que hotéis e resorts de luxo.
Para as acomodações mais luxuosas, a procura começará a crescer apenas quando a economia começar a caminhar com passos mais firmes.
A maioria das atividades realizadas durante uma viagem é feita em grupo, por isso será necessário repensar como deixar a viagem divertida e segura ao mesmo tempo.
Uma das saídas é evitar o buffet para pedidos individuais, atividades ao ar livre, agendamento de visitas e entre outras.
Com um clima de incerteza é um pouco difícil tomar decisões com total certeza, por isso hotéis, restaurantes, companhias aéreas, agências de turismo e entre outros precisarão ter mais flexibilidade para atender seus clientes, como remarcar reservas e reagendar viagens.
Antes já era possível realizar esse procedimento, mas possuía um pouco mais de resistência, mas com a situação do turismo pós pandemia não há escolhas.
Essa é uma pergunta sem resposta certa atualmente, mas já é possível ver que com a chegada da vacina eficaz e com a imunização da população, a vida poderá retomar alguns de seus aspectos normais.
Mas é importante se preparar para um mundo com um novo normal, pois muitas mudanças que ocorreram durante a pandemia irão ficar por muito tempo e medidas sanitárias de segurança também estarão mais presentes do que antes. Apesar de ser uma época nebulosa, há uma saída para a recuperação do setor de turismo.
Agora que você entendeu melhor como será o turismo pós pandemia, que tal ler nosso artigo onde falamos como serão as festas após a quarentena?
Visita discutiu aprimoramento do robô humanóide "Albinha" e expansão de possibilidades no mercado de importação…
Drogamax Hiperfarmácia Recebe Executivos da China Connect para Fortalecer Parceria Tecnológica Na manhã desta quarta-feira…
ORIGINAL GINGER REFRIGERANTE À BASE DE GENGIBRE Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante…
Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…
O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…
Contrato de Compra e Venda A aquisição de um veículo é regida…