Desafios da reforma: como enfrentá-los e vencê-los

Por: Kedson Barbero – Arquiteto

É muito comum o arquiteto ser procurado para desenvolver um projeto arquitetônico que apresente propósitos desafiadores e talvez o mais desafiador seja fazer um projeto cujo programa de necessidades da família seja incompatível com o terreno. Recentemente, tive que realizar um projeto assim e lidar com alguns desafios da reforma.

Fábio e Tatiana, queriam uma residência no interior do estado de São Paulo, visando lazer no final de semana ou feriados prolongados. Para propor melhor qualidade de vida aos seus pais, Tatiana propôs que os pais viessem morar nesta casa, porém os propósitos dos dois são bem diferentes do jovem casal. Como se já não bastasse esse desafio, o terreno também era bastante compacto.

O casal jovem gostaria de construir algo moderno, que  favorecesse o espaço de convívio da casa e as áreas verdes. Já os pais, preferiam algo mais conservador e tradicional. É aí que entra o trabalho do arquiteto, onde ele tem que encontrar a melhor forma de solucionar os desafios da reforma.

O profissional de arquitetura precisa ser um ótimo mediador e também precisa ter um conhecimento técnico para poder resolver estas questões relacionadas aos projetos e aos desafios da reforma, já que os clientes não escolheram uma casa com 2 pavimentos. Portanto, agora, é hora de convencer e mostrar aos clientes outras possibilidades para viabilizar o tão sonhado projeto.

A casa se adequou às necessidades da família

Ao longo dos anos, as casas vêm se adequando às novas necessidades humanas. A integração dos ambientes é uma destas soluções e acaba por favorecer um bom “custo-benefício” ao investidor. Neste caso, a solução encontrada foi a criação do espaço gourmet, ou seja, unir a cozinha à varanda de churrasqueira. 

A criação do armário de muro, substituindo a despensa, também foi uma boa solução adotada. E encostar a casa nas divisas, respeitando toda norma vigente (Código Sanitário do Estado de São Paulo), favoreceu melhor aproveitamento de espaço, além de boa ventilação e iluminação.

Resultado: como vocês podem apreciar nas fotos, proporcionamos uma integração dos ambientes, com boa iluminação, ventilação e principalmente, com a sensação de amplitude em todo espaço social da casa.

Os desafios da reforma foram vencidos: veja como ficou o projeto

Projeto dos desafios da reforma

Projeto dos desafios da reforma

Projeto dos desafios da reforma

 

Que tal entender mais sobre Neuro Arquitetura nesse outro artigo do arquiteto Kedson Barbero?

Veja Também

Foto de capa projeto comercial

PROJETO COMERCIAL COMPACTO

Confira em na matéria o projeto comercial compacto que o arquiteto Kedson Barbero desenvolveu para uma loja do Mercado Municipal de São José do Rio Preto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *