Twitter começa a compartilhar receita publicitária com criadores de conteúdo

O Twitter anunciou há cinco meses que começaria a compartilhar com os criadores de conteúdo o dinheiro gerado pela publicidade exibida nos comentários dos tweets. No entanto, a implementação dessa medida foi adiada até o momento. A iniciativa recebeu elogios por parte dos beneficiados, incluindo Billy Markus, cocriador da criptomoeda Dogecoin, que tuitou: “Adoro o Twitter”, acompanhado de uma captura de tela mostrando que receberá US$ 37.050 da plataforma nos próximos dias.

Elon Musk, proprietário da rede social, afirmou que os primeiros pagamentos seriam retroativos desde o anúncio inicial do programa em fevereiro, reembolsando os criadores pelos anúncios exibidos nos comentários de seus tweets. Para serem elegíveis a receber esses pagamentos, os usuários devem estar inscritos no Twitter Blue (versão paga), ter uma conta Stripe para pagamento das taxas e ter mais de 5 milhões de impressões de tweets por mês nos últimos três meses. No entanto, o Twitter não divulgou publicamente a fórmula utilizada para calcular a porcentagem a ser paga aos criadores.

Desde que Elon Musk assumiu o controle do Twitter no ano passado, a plataforma tem enfrentado queda nas receitas publicitárias, devido às constantes polêmicas e mudanças de opinião do empresário, o que tem afugentado os anunciantes. Conforme a “Forbes”, as vendas de publicidade nos Estados Unidos registraram uma queda de 59% em abril, totalizando US$ 88 milhões em comparação a abril de 2022.

Com essa medida, Musk busca fidelizar os usuários do Twitter, especialmente os mais populares, para evitar que migrem para concorrentes como a nova rede social Threads, da Meta, que foi lançada na semana passada e já atingiu um recorde de mais de 108 milhões de downloads. O pagamento aos criadores de conteúdo já é uma prática em outras plataformas, como o YouTube, que compartilha as receitas com os youtubers com base no impacto publicitário gerado por seus vídeos. Isso permitiu que os usuários com um grande número de visualizações acumulassem quantias significativas de dinheiro e, ao mesmo tempo, criassem mais conteúdo para impulsionar o tráfego na plataforma.

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