Saúde

Tratamento de incontinência urinária traz qualidade de vida

A perda involuntária de urina pela uretra ou incontinência urinária é uma patologia mais comum em mulheres e por ser constrangedora, muitas não procuram ajuda médica. Segundo o urologista Karlo Danilson de Moraes Sousa, da Santa Casa de Mauá, existem várias causas para a incontinência urinária, causando impacto na qualidade de vida e comprometendo aspectos sociais, físicos e sexuais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge 72% das mulheres no mundo e cerca de 20% dos casos ocorrem em mulheres adultas e, em idosas, pode chegar a 50%.

 

Entre as principais causas estão alterações hormonais, perda de massa muscular na menopausa, gestação, parto, tumores, obesidade, tabagismo e até questões hereditárias.

A incontinência urinária pode ser de diferentes tipos, entre elas: de esforço – acontece quando a pessoa não tem força muscular pélvica suficiente para reter a urina, pode ocorrer em atividades como tossir, espirrar, rir e fazer exercícios físicos; de urgência – a mais grave, quando há vontade de urinar e a pessoa não consegue controlar até chegar ao banheiro e a mista – associa os dois tipos e é mais comum em idosos e diabéticos.

O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, exame físico, exames menos invasivos – que detectam fatores associados, como por exemplo, a infecção urinária, além do estudo urodinâmico.

O tratamento varia de acordo com o tipo da incontinência urinária e oferecerá mais qualidade de vida e tranquilidade. Na de urgência, ele será clínico com uma terapia trimodal, associado a fisioterapia e exercícios para fortalecimento da região pélvica e uso de medicamentos em alguns casos. Nos mais graves, a cirurgia é recomendada.

“Algumas dicas podem ajudar os pacientes com a patologia, como reduzir a ingestão de líquidos quando se ausentar de casa e no período noturno, esvaziar a bexiga antes de sair para algum local, jamais prender a urina. Evitar a obesidade, o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação e praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico são medidas que também podem ser úteis”, recomenda o especialista.

Por: Luciana Ponteli

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Drogamax a Maior Hiperfarmácia da América Latina chegou em São José do Rio Preto

Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…

1 semana ago

Sertanejo Weekend no Hot Beach entrega show exclusivo, hospedagem e parque aquático a partir de R$ 900 a diária para casal e até 2 crianças

O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…

3 semanas ago

Aspectos Jurídicos na Aquisição de Veículos

Contrato de Compra e Venda        A aquisição de um veículo é regida…

6 meses ago

Guia Completo para Aquisição de Veículos: Descubra como escolher o carro ideal para você!

Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…

6 meses ago

INVESTSMART XP INAUGURA FILIAL EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…

6 meses ago