Categories: Saúde

Transtorno de Défict de Atenção com Hiperatividade em adultos

Dificuldades em se planejar, em controlar o tempo, na conclusão de tarefas. Falta de continuidade nas atividades que iniciam e de organização em casa e no trabalho. Baixa persistência. Objetivos inalcançados. Planos frustrados.
Essas são algumas das consequências do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na vida adulta, quando não é feito o controle e o tratamento dessa condição.
E, muitas vezes, não se trata nem mesmo de a pessoa não querer controlar o TDAH: ela nem sequer sabe que tem o transtorno. “Os adultos que têm TDAH geralmente acham que isso é da própria personalidade deles. Então, como acreditam nisso, é muito difícil que eles busquem ajuda, que tenham avaliação correta”, afirma a psicóloga Joelma Caparroz, diretora do Instituto da Vida.
Por falta desse diagnóstico, esses adultos com frequência são tachados de desleixados, desorganizados, desinteressados e até preguiçosos. “Então, geralmente, quando chegam para serem avaliados, eles já vêm como muitos problemas de autoestima e autoconfiança, justamente por acreditarem que todas essas condições fazem parte dela”, diz Joelma.
A princípio, o TDAH era um distúrbio associado a crianças e essa relação se tornou senso comum. Até hoje, aliás, é fácil ver crianças repletas de energia serem chamadas de hiperativas. “Ao longo dos anos a gente percebeu, através de pesquisas científicas e avaliações neuropsicológicas, que existe uma população muito grande de adultos com TDAH”, explica a psicóloga. Ela diz que, de acordo com as estatísticas, a cada três crianças com o transtorno, duas vão manter os sintomas pela vida adulta. As consequências podem ser bem mais graves que desatenção, desorganização e planejamento comprometido.
“Quando não tratado e controlado, o TDAH pode trazer outros problemas, as chamadas comorbidades. Entre elas estão distúrbios do sono, vício em álcool ou drogas, compulsão, ansiedade, depressão, dislexia e até mesmo comportamentos antissociais e violentos”, explica.
Por isso, é essencial a busca por tratamento, a partir de um diagnóstico profissional. “O mais correto e indicado é que a pessoa procure um neurologista ou psiquiatra, que são médicos capazes de fazer esse estudo e principalmente vá até um psicólogo para fazer uma avaliação neuropsicológica”, diz Joelma. A essa avaliação, ela explica, faz um mapeamento de todas as funções cognitivas, como concentração, atenção, memória, percepção e praxias.
Com o diagnóstico correto, vem também o correto tratamento, que pode ir desde a adoção de tarefas e exercícios simples até o uso de medicamentos específicos “A psicoterapia também é fundamental, aliada a outros tratamentos, para a melhora no dia-a-dia, na elevação da auto-estima, na superação de crenças negativas que já se instalaram na vida da pessoa”, completa a psicóloga. E o melhor: com o controle e tratamento, vem a qualidade de vida.


Joelma Caparroz é psicóloga, proprietária e admistradora do Instituto da Vida

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto

Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto Cantor…

7 meses ago

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100

DraftKings Gambling establishment Michigan Remark 2024: Enjoy $step one, Rating $100 BlogsExtra🗣️ Support servicePositives and…

7 meses ago

Ivo Meirelles é atração principal da segunda edição da Costelada do Ed em Rio Preto

O evento une boa música, gastronomia de alto nível e estrutura sofisticada no Elago Eventos,…

9 meses ago

Executivos chineses reforçam parceria com Drogamax Hiperfarmácia em São José do Rio Preto

Visita discutiu aprimoramento do robô humanóide "Albinha" e expansão de possibilidades no mercado de importação…

10 meses ago

Executivos chineses visitam Drogamax Hiperfarmácia, de São José do Rio Preto

Drogamax Hiperfarmácia Recebe Executivos da China Connect para Fortalecer Parceria Tecnológica Na manhã desta quarta-feira…

10 meses ago

Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante com sabor diferenciado

ORIGINAL GINGER REFRIGERANTE À BASE DE GENGIBRE Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante…

11 meses ago