As tendências de arquitetura 2021 estão marcadas por questões contemporâneas, como atitudes mais conscientes, retomada da afetividade nos lares e uso intenso da tecnologia. De um lado, conceitos como sustentabilidade e vegetação interna continuam se fortalecendo. De outro, a automação residencial e, ao mesmo tempo, a busca por mais simplicidade, revelam que novos comportamentos na sociedade trazem outras perspectivas para o universo da arquitetura e decoração.
Se você busca um novo projeto ou simplesmente quer dar uma repaginada na sua casa, confira as principais tendências para 2021!
Talvez possamos dizer que levar o verde para dentro de casa já não é mais uma tendência, mas sim uma prática consolidada. Além da ideia ir ao encontro da sustentabilidade, a presença da natureza tem se tornado uma demanda cada vez mais forte na vida das pessoas.
Assim, para contrabalancear o cinza das cidades e o excesso de concreto, em 2021 a arquitetura e a decoração devem apostar mais em:
A sustentabilidade é um conceito que já vem crescendo há alguns anos na área da construção e da arquitetura. Em 2021, isso deve se consolidar ainda mais, visto que o cuidado com o meio ambiente se torna cada vez mais urgente. A prática sustentável começa já na construção, que busca formas de reduzir impactos ambientais e a geração de resíduos. Ela passa também pela arquitetura e decoração, por meio da escolha de estilos, materiais e conceitos alinhados a essa tendência. E, por fim, chega no dia a dia do morador, que tende a adotar cada vez mais atitudes sustentáveis em sua vida.
Minimalismo
A decoração minimalista não tem apenas a ver com a composição estética do estilo e com um visual clean. Ela também está ligada à noção de consumo consciente. Por isso, o design minimalista harmoniza muito bem com a sustentabilidade. A grande tendência de arquitetura e decoração em 2021 é utilizar menos produtos, adotando um projeto mais funcional e um décor menos carregado. A ideia é desapegar-se do que não é importante em nossa vida e dar preferência a projetos que valorizem a funcionalidade e o conforto. Sobretudo, com a pandemia do novo coronavírus, que nos levou à experiência de distanciamento social, as pessoas começaram a se preocupar mais com a organização dos espaços e com as questões de sustentabilidade dentro de casa. Assim, o minimalismo revela novas prioridades na arquitetura e decoração para os próximos anos.
É fato que a tecnologia pode ser uma grande aliada em nossas vidas. Mas ela também pode acabar deixando as casas com a sensação de frieza, distanciamento e falta de pertencimento. Por isso, a tendência é unir o ambiente tecnológico com elementos de afetividade. Isso pode ser feito com itens que remetam às raízes dos moradores e que mostrem uma história por trás de um simples design. Com esse conceito, uma tendência de arquitetura e decoração que vem crescendo é o uso de objetos artesanais e a valorização da arte popular, que trazem aos ambientes não só originalidade e beleza, mas também afeto.
Leia mais sobre arquitetura biofílica
Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…
O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…
Contrato de Compra e Venda A aquisição de um veículo é regida…
Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…
Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…