Entenda a tendência dos produtos de beleza eco-friendly

Nos últimos anos podemos perceber uma mudança considerável nos tipos de produtos de beleza nas prateleiras. Estão cada vez mais diversificados para tipos de peles, cabelos e características para atender o público que também vem mudando e que estão dando preferência para produtos de beleza eco-friendly.

Os fabricantes de cosméticos estão cada vez mais a procura de diminuir o impacto que suas atividades possuem na natureza. Seja pela produção de embalagens plásticas ou por fórmulas testadas em animais. Essas são as duas frentes que recebem mais atenção, tanto dos consumidores quanto dos fabricantes.

Não precisa mais do que uma busca rápida nas redes sociais para encontrar uma diversidade de lojas e marcas oferecendo produtos sustentáveis, que vão desde canudos de alumínio e vidro, acessórios reutilizáveis e muitos produtos de beleza eco-friendly.

Acompanhar essa tendência é mais do que ficar por dentro de uma nova onda, é fazer parte de um movimento que se preocupa com o meio ambiente e com o futuro das novas gerações. Por isso, preparamos esse artigo para entender o que é o mercado eco-friendly no meio dos produtos de beleza e como você pode fazer parte dele.

O que são produtos de beleza eco-friendly?

produtos de beleza eco-friendly
Sabonetes naturais e shampoo em barras são uma tendência do mercado.

O termo eco-friendly não possui uma tradução literal, mas seria algo como “amigo da natureza”, ou seja, produtos de beleza eco-friendly são aqueles que não agridem o meio ambiente ou possuem o impacto socioambiental reduzido.

Produtos de beleza eco-friendly são aqueles que não utilizam plástico em suas embalagens ou optam pelo plástico biodegradável para a produção, além de repensarem na fórmula de cada produto para que não sejam testados em animais e nem tenham nenhuma origem animal.

Essa tendência vem acompanhando a mudança de hábito do consumidor, que tem buscado consumir de forma mais consciente, pensando em todo o processo de produção e não apenas no resultado final.

Além disso, os movimentos contra o uso de animais em testes de cosméticos também ganharam força nos últimos anos, assim como a luta contra o uso excessivo do plástico e elementos que poluem a água na indústria.

Podemos ver essa tendência cada dia mais, como a campanha em que a Fazenda Futuro fez collab inédita com marca sustentável de roupas. Você pode ver mais sobre essa colaboração aqui no site.

Como identificar os produtos de beleza eco-friendly?

Para encontrar um produto de beleza eco-friendly você precisa saber que a maioria das marcas de cosméticos já possuem produtos veganos, por exemplo, mas as embalagens ainda são de plástico.

Para identificar se o produto é vegano ou não, basta procurar pela informação no rótulo. Quando o produto é vegano, a marca reforça essa informação da forma mais visível possível.

Se você quiser adotar um estilo de vida em que pretende diminuir o seu impacto no meio ambiente, há produtos que oferecem mais benefícios, como shampoo e condicionador em barra e cosméticos artesanais.

Quais são os benefícios de ser eco-friendly?

Utilizar produtos orgânicos também é uma opção para ser mais sustentável.
Utilizar produtos orgânicos também é uma opção para ser mais sustentável.

Muito além dos produtos de beleza, para ser eco-friendly é preciso reestruturar toda uma forma de consumo que vai desde a alimentação até a vestimenta. Procure por empresas com histórico de redução de produção de resíduos, entenda como funciona o processo de produção e os impactos que ele causa ao ser utilizado.

Ao começar utilizar produtos de beleza eco-friendly você está contribuindo para uma mudança do mercado da beleza em geral, fazendo que o investimento para produtos sustentáveis sejam feitos com mais frequência.

Além disso, você também para de utilizar substâncias e produtos químicos que agridem mais do que ajudam na sua saúde e na sua imagem.

Utilizar produtos de beleza eco-friendly é mais do que estar por dentro das últimas novidades das marcas, mas um passo para um futuro melhor.

Se você quer saber mais sobre como transformar o nosso futuro mais sustentável, veja como fazer e as vantagens de fazer uma construção sustentável.

Veja Também

Iluminação & Makeup: Yamamura orienta como acertar na maquiagem com a ajuda da luz correta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *