Tempo Seco: saiba como resolver os problemas comuns dessa época

A baixa umidade no ar é uma característica do inverno e início da primavera no Brasil. As chuvas diminuem, queimadas e poluição ficam mais evidentes e, faça frio ou faça sol, todo mundo sofre com os sintomas do tempo seco.

Nessa época do ano é comum que doenças respiratórias e alergias sejam mais frequentes, já que o clima apresenta alguns aspectos dos climas áridos de deserto, causando desidratação, irritação e muitos outros problemas que fazem essa estação do ano uma das mais difíceis para grande parte da população.

Apesar de não podermos fazer chover para aumentar a umidade no ar, existem muitas práticas indicadas por especialistas para amenizar os sintomas do clima seco e evitar os grandes problemas dessa época.

Antes de entender o que pode ser feito a respeito do tempo seco é essencial saber quais são os sintomas para poder diferenciá-los de outras doenças, como a gripe, por exemplo.

Conheça os sintomas do tempo seco

As vias respiratórias são as mais afetadas pelo tempo seco.
As vias respiratórias são as mais afetadas pelo tempo seco.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o nível de umidade no ar ideal para o bem-estar do ser humano é acima de 60%. Níveis abaixo do que o indicado podem ser considerados de alerta e de emergência se indicarem abaixo dos 30%.

Na estação do ano em que essa taxa de umidade relativa do ar despenca em muitas regiões do país, principalmente as que ficam longe do litoral, as consequências são bem visíveis, podendo desencadear problemas no sistema respiratório e na pele.

Veja os principais sintomas do tempo seco:

  • Irritação na garganta;
  • Incômodo nos olhos;
  • Sangramento no nariz;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Inflamação da mucosa nasal (rinite);
  • Crises de tosse;
  • Dermatites;
  • Ressecamento da pele.

Em pessoas que já possuem alguma doença crônica, como asma ou pressão alta, os cuidados precisam ser redobrados, pois com a dificuldade para respirar e a pressão arterial elevada, o aumento de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) também aumentam no tempo seco.

Cuidados essenciais nessa época do ano

Com um clima que acarreta tanto problemas, é muito importante tomar alguns cuidados que, além de melhorar a nossa vida durante a estação mais seca do ano, também ajuda a evitar o desenvolvimento de algum problema que possa persistir mesmo depois que o clima melhorar.

A principal recomendação é evitar exercícios físicos entre as 10h e 16h, seja eles em ambiente aberto ou fechado. Para manter a saúde da sua pele, o indicado é tomar banhos rápidos e com água morna para gelada, pois a água quente deixa a pele ainda mais sensível, além de evitar utilizar buchas.

Como amenizar os problemas do tempo seco?

Beber muita água ajuda o corpo a trabalhar melhor.
Beber muita água ajuda o corpo a trabalhar melhor.

 

Para amenizar os efeitos do tempo seco nossos corpo e passar por essa época com mais tranquilidade, especialistas recomendam uma série de atitudes que podem diminuir o desconforto e impedir que agrave o quadro de alergias.

Confira algumas coisas que você pode fazer para melhorar os sintomas do tempo seco:

  • Beber muita água

Beber água é sempre uma boa recomendação independente do clima, mas durante o tempo seco a água ajuda manter os níveis de hidratação do corpo, além de proteger a pele e aliviar a inflamação das mucosas da garganta e nariz.

  • Umidificar o ambiente 

Para deixar o ambiente mais úmido, você pode utilizar os aparelhos umidificadores de ar ou optar por distribuir bacias com água e panos úmidos pela casa. O importante é deixar o máximo de água em contato com o ar.

  • Usar soro fisiológico 

O soro fisiológico é um coringa para quase tudo, por isso utilize o soro para hidratar as vias nasais e até mesmo os olhos. Certifique-se que o soro fisiológico esteja dentro da validade antes utilizar.

  • Fazer nebulização 

A nebulização é muitas vezes chamada inalação, mas é praticamente a mesma coisa nesse caso. Se você tiver o aparelho nebulizador, basta colocar a medida de soro fisiológico no compartimento e fazer a inalação do vapor por alguns minutos.

Não utilize nenhum medicamento no soro, pois eles podem ser muito perigosos se utilizados sem prescrição médica.

  • Utilize hidratantes 

A pele sofre muito com o tempo seco, por isso use e abuse de cremes hidratante pelo corpo, mãos, pés e rosto. Você também pode utilizar um hidratante labial caso sinta necessidade.

Lembre-se de que em caso de qualquer problema de pele, como dermatites ou alergias, não utilize nada sobre a área irritada e procure por um dermatologista, pois apenas um médico especializado saberá qual o melhor tratamento.

Assim como o verão pede cuidados, como contra o sol e altas temperaturas, as outras épocas do ano também. Procure sempre entender os perigos de cada estação e como evitá-las. A prevenção é sempre o melhor remédio.

E se você gosta de se cuidar, que tal conhecer todos os benefícios da Melatonina para sua saúde e beleza? Confira nosso outro artigo.

Veja Também

Acompanhamento médico de gestantes reduz em quase 50% índice de partos prematuros

Monitoramento durante um ano de 500 mulheres foi feito pela AsQ e apontou para índice …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!