Saúde dos olhos: era das telas aumentam problemas de visão

Quanto tempo você fica em frente à tela de um computador? Se a resposta indicar um período considerável de seu dia, é hora de começar a se preocupar com a saúde dos olhos

 

 

Distúrbios de visão atingem cerca de 50 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Desse número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Você já ouviu falar na síndrome da visão relacionada a computadores (CSV, na sigla em inglês)? Pois ela existe e requer cuidados para evitá-la.

Computadores, smartphones e tablets. A tecnologia invadiu o mundo. Quem hoje em dia não passa horas lendo mensagens ou assistindo a um vídeo nesses aparelhos? Seja por trabalho, seja por diversão, o fato é que cada vez mais estamos vidrados na telinha. E muitas vezes, um longo período diante desses dispositivos provoca vermelhidão e queimação nos olhos e dores de cabeça. Esses são os sintomas da síndrome.

Estudos sugerem que cerca de 90% das pessoas que usam um computador pelo menos três horas por dia sofrem de algum tipo de problema visual. E, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), de 70% a 90% da população mundial apresenta desconfortos visuais ao longo do dia, principalmente após passar algumas horas em frente à tela.

Os avanços tecnológicos criam novas soluções incríveis…mas também apresentam novas dificuldades. A informatização dos dias de hoje e a Internet permitem-nos gerir muito mais informações e usar mais ferramentas do que nunca.

Toda esta produtividade implica passarmos muito tempo à frente de telas: os nossos computadores de trabalho, os nossos portáteis em casa e os nossos smartphones. E passar este tempo todo a olhar para telas não é bom para nós.

O uso excessivo desses equipamentos causa uma série de problemas oculares, e muitos dos sintomas já foram reunidos por especialistas, identificando a CSV. Fadiga ocular, visão embaçada, dificuldade em focar a certa distância, olhos secos e dores de cabeça, no pescoço, nas costas e nos ombros compõem esse quadro.

Ficar com “olhos de computador”

A família de problemas de visão e de olhos que nasce do excesso de uso de computador é descrita como Síndrome da Visão de Computador (ou CVS). Olhar para uma tela de computador é diferente de ler páginas impressas e muitas vezes faz com que os seus olhos trabalhem mais.

Brilho e reflexos, baixo contraste e má definição tornam o texto difícil de ler. A forma como interagimos com monitores de computador nas nossas secretárias e com “páginas” digitais difere da forma como lemos e escrevemos em papel. Esta carga extra pode provocar ou agravar problemas nos olhos.

Problemas oculares da visão de computador

Os problemas de visão e de olhos que surgem ou se agravam com o uso do computador incluem:

  • Visão desfocada
  • Olhos secos e irritados
  • Fadiga ocular
  • Dores de cabeça

Quando você fala com o seu oftalmologista sobre estes sintomas, pode esperar que ele lhe mande fazer um exame completo para ver se existem problemas de clareza, foco, alinhamento e movimento.

O computador é a ferramenta diária de trabalho de Denise Goroni, 60 anos, de Vitória (ES). Há mais de 10 anos, a professora usa-o para ministrar aulas virtuais de cursos técnicos à distância. Ela passa uma média de seis a oito horas por dia de frente para a tela, fora os momentos ao celular, com o qual também tem contato frequente.

Denise começou a sofrer com dores de cabeça intensas, além de tonteira e enjoo. Há três anos, resolveu procurar ajuda médica e foi diagnosticada com a síndrome.

“No início fui resistente ao tratamento. Achava que era exagero da médica, mas tive sintomas muito graves da doença a ponto de me sentir limitada para fazer minhas outras atividades sem ser o meu trabalho. Aí, quando não tinha mais jeito, resolvi seguir as orientações da profissional e percebi melhora considerável nos meus olhos”, comentou.

A professora precisou usar óculos específicos que ajudam na luminosidade das vistas.  A cada hora, ela sai de frente da tela para olhar para o horizonte por pelo menos cinco minutos. “Hoje eu quase nem sinto mais os sintomas, estou muito bem, mas precisei seguir orientação médica. Meu conselho a quem usa computador é que dê prioridade ao descanso das vistas para isso não se agravar.”

Tratamento da visão de computador

Os diversos problemas de olhos e de visão da Síndrome da Visão de Computador são tratados aliviando os esforços que se acumulam com o uso prolongado do computador. O tratamento e a prevenção podem, contudo, ajudar a proteger e melhorar a sua visão.

Para ajudar a tratar e a prevenir a Síndrome da Visão de Computador:

Ajuste a sua iluminação – Dê a si próprio uma iluminação abundante, mas posicione a tela do seu computador e as suas fontes de luz de forma a evitar o ofuscamento.

Use telas anti-reflexo – Um filtro anti-reflexo que se adapta sobre a sua tela pode ajudar a reduzir o reflexo quando você não tem controle sobre as fontes de luz que o rodeiam.

Faça intervalos frequentemente – Para evitar a fadiga ocular, descanse os seus olhos durante 15 minutos a intervalos de duas horas e deixe os seus olhos voltarem a focar olhando em redor da sala a intervalos de 20 minutos. Piscar mantém os seus olhos úmidos e reduz as hipóteses de olhos secos.

Lembre-se de que os seus olhos trabalham arduamente para você, portanto dê a si próprio o descanso e apoio de que precisa para olhos produtivos e saudáveis. Em caso de dúvida peça para falar com o seu oftalmologista.

Leia mais sobre pneumonia esta entre as quatro principais causas de internação. 

Veja Também

Drogamax a Maior Hiperfarmácia da América Latina chegou em São José do Rio Preto

Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo caracterizada pela enorme variedade de marcas e produtos oferecidos aos consumidores a preços competitivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!