Sala de TV: 5 dicas de iluminação para um ambiente mais agradável

Agora, mais do que nunca, a Sala de TV se tornou um dos ambientes mais queridos da casa. Que tal conferir algumas dicas para acertar na iluminação desse espaço?

 

A Sala de TV sempre foi um dos ambientes mais disputados da casa. Agora, em razão do isolamento social, esse espaço ganhou ainda mais notoriedade para as famílias. Seja para assistir um bom filme, maratonar séries, ou ver as notícias do dia, é muito importante que a decoração e a organização deste cômodo sejam pensadas com muito carinho. A Yamamura, megastore referência em iluminação, traz dicas importantes sobre a luminosidade deste ambiente.

 

5 dicas para iluminar a sala de TV da sua casa

 

1 – Temperatura e Intensidade da Luz

Utilize apenas a temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e lâmpadas de menor intensidade para garantir um maior conforto visual. Para quem prefere versatilidade ou divide a sala de TV com outros ambientes, a dimerização (regulagem da intensidade da luz) ou a automação podem ser boas pedidas, por meio de peças específicas com essa função.

 

2 – Tipo e Direcionamento de Luz

A recomendação é sempre pela luz indireta nessas ocasiões (ou seja, aquela em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha). Evite qualquer tipo de luz direta, principalmente em cima do sofá, dos moradores, ou em frente à TV, para evitar o ofuscamento, reflexos e desconforto. Dê preferência à instalação de peças nas laterais de paredes, do teto ou do piso.

 

3 – Peças mais indicadas

Sabe aquela luminária de piso que está esquecida em algum canto da sua casa? Ela pode ser uma grande aliada para trazer uma luz suave para assistir filmes e séries. Além dela, outras peças bem-vindas para o espaço são plafons, arandelas, spots ou pendentes, dando preferência à luz indireta.

4 – Doses de Aconchego

Outra boa ideia é deixar apenas pontos secundários de iluminação acesos, como pequenos spots, arandelas ou uma delicada luminária de piso, ao contrário da luz central e principal do ambiente (geralmente vinda de plafons ou lustres). Assim, deixe que esses pontos menores formem sombras e tornem o espaço mais escuro e aconchegante. Eles são perfeitos para a ocasião.

 

5 – Abuse da Criatividade

Que tal criar um ambiente cenográfico? Para isso, evidencie alguns detalhes da decoração, como texturas, prateleiras ou objetos decorativos. Para criar esse efeito, nos cantinhos que deseja valorizar, instale spots com trilhos direcionáveis ou perfis de led em nichos.

 

Aqui na revista Vida & Negócio temos muito conteúdo sobre Arquitetura. Aproveite e veja mais dicas de iluminação para suas transmissões ao vivo.

Veja Também

Com investimento de R$ 250 milhões, urbanizadora lança complexo imobiliário com lazer de resort no interior paulista

Área de lazer de projeto inédito assinado por grandes nomes da arquitetura e paisagismo inclui …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!