Rússia afirma que impediu invasão da Ucrânia ao país

Alega-se que a Rússia tenha impedido uma tentativa de invasão ucraniana na região fronteiriça de Belgorod, onde intensos bombardeios forçaram os moradores a fugir. O Ministério da Defesa russo emitiu uma nota nesta quinta-feira, 1º de junho, alertando que unidades ucranianas, formadas por até duas companhias de infantaria motorizada, reforçadas com tanques, tentaram invadir o território por volta das 03h. Segundo o ministério, até 70 homens armados participaram do ataque. Antes da ação, houve bombardeio a instalações civis, após três ataques de grupos terroristas ucranianos repelidos pelas forças militares russas, que realizaram 11 bombardeios com o apoio da aviação e 79 com a artilharia. O Ministério da Defesa russo informou que mais de 50 terroristas ucranianos foram eliminados, assim como quatro veículos blindados de combate, um veículo lança-foguetes múltiplo BM-21 Grad e uma caminhonete.

Um grupo chamado “Corpo de voluntários russos”, composto por combatentes russos pró-Kiev, que já havia reivindicado um papel na incursão em Belgorod na semana anterior, afirmou na quinta-feira que seus homens travaram combates no território russo próximo a Shebekino, um distrito da mesma região.

Horas antes, as autoridades ucranianas anunciaram que Kiev foi alvo de novos bombardeios e três pessoas morreram. A capital da Ucrânia vem sofrendo vários bombardeios noturnos em maio, incluindo um ataque incomum durante o dia na segunda-feira anterior, que obrigou os moradores a procurarem abrigos. Nos últimos meses, tanto os bombardeios quanto as incursões aumentaram na Rússia, inclusive com um ataque à capital Moscou. Kiev tem afirmado que está preparando uma grande contraofensiva para retomar os territórios ocupados por Moscou desde o início da invasão em fevereiro de 2022.

O governador de Belgorod, Vicheslav Gladkov, relatou “bombardeios ininterruptos” no distrito de Shebekino, onde 12 pessoas ficaram feridas. Na cidade de Belgorod, duas pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira devido à queda de um drone. Diante do aumento das incursões e dos ataques na região fronteiriça, as autoridades anunciaram na quarta-feira o início da retirada dos moradores da área. Gladkov informou que pessoas de Shebekino já estavam chegando, incluindo menores de idade, e que todos que chegam estão sendo encaminhados de forma organizada para outros centros de acolhimento temporário.

A Rússia denunciou a falta de condenações após os bombardeios ucranianos em Belgorod. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que a comunidade internacional tem todas as possibilidades de ver imagens e ler artigos descrevendo os bombardeios contra edifícios residenciais, mas até o momento não houve nenhuma crítica ou condenação ao regime de Kiev por parte da comunidade internacional. Após mais de um ano desde o início da invasão, a Rússia começou a sofrer ataques em seu próprio território, sendo registrado na terça-feira uma incursão sem precedentes com drones em Moscou, o que causou grande impacto entre os moradores da capital.

guerra na ucrânia

Veja Também

Ano XXIV I Março 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!