O município de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), sediou a Reunião Regional Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo — CONSEAS/SP, realizada nos dias 28 e 29/6 no Teatro Paulo Moura. O evento reuniu cerca de 400 pessoas representantes dos mais de 70 municípios inscritos, entre conselheiros, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entidades, gestores e demais atores dessa Política Pública.
O objetivo foi reforçar a proximidade com os munícipios da região, para favorecer orientações e reflexões importantes sobre a política de assistência social com os interessados.
Segundo a secretária de Assistência Social Helena Marangoni, a capacitação é um instrumento válido e amplamente reconhecido para lidar com os desafios. “Os Conselhos se destacam como espaços privilegiados para a participação da sociedade no exercício do controle social sobre as políticas públicas, e precisam estar muito bem preparados”.
Compuseram a mesa de abertura o vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone; o presidente do CONSEAS Marcelo Panico; a secretária Helena Marangoni; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Clemilda Bossada; a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e diretora da Regional de Assistência e Desenvolvimento Social Silvia Laguna; o presidente da Câmara Pedro Roberto; representante da População em Situação de Rua de São Paulo Edvaldo Gonçalves de Souza; e a representante dos trabalhadores do SUAS Ângela Aparecida Souza.
“Integrar os poderes e as Secretarias para momentos como esse é indispensável e muito importante, principalmente para discutir melhorias nas políticas públicas de toda região”, disse o vice-prefeito na abertura.
No primeiro dia de reunião, foram debatidas temáticas sobre o Papel do Conselho e dos Conselheiros, a cargo do palestrante Wagner Carneiro de Santana; à tarde, o tema foi Inscrição de Entidades no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com Nicole Hoedemaker, Jair Azevedo e Maria Sílvia Coviello. No segundo dia, o assunto foi Auxílio Brasil, com a palestrante Vanessa Mesquita dos Santos.
As temáticas abordadas visaram a divulgação do papel do Conselho e a criação coletiva de alternativas para a melhoria e qualificação da prestação dos serviços socioassistenciais.
Para o presidente do CONSEAS, o evento foi um grande sucesso e superou as expectativas. “Depois de mais de três anos, nós conseguimos fazer uma reunião descentralizada aqui em Rio Preto junto com vários municípios da região, isso já foi um sucesso no meu entendimento”. Marcelo também destacou a importância dessa proximidade entre o Conselho Estadual e os municípios. “Entendemos essa carência da proximidade do Conselho Estadual em locais que temos dificuldade de vir, até pela distância e pela logística”, disse Marcelo Panico.
Além dos momentos de reflexões e debates, foram realizadas apresentações culturais das crianças do Projeto Metal Madeira e seus idealizadores Kauê de Oliveira e Flávia Piquera, e jovens das oficinas de Artes Circenses e Dança do Centro de Convivência da Juventude (CCJ), desenvolvidas pelos educadores Vinicius Moreno e Ícaro Negroni.