O prefeito Edinho Araújo assinou nesta quinta-feira, 1º de junho, o termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, de iniciativa da Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. A cidade de Rio Preto é a primeira do estado de São Paulo a aderir ao Pacto.
A solenidade foi realizada no Paço Municipal com a presença do presidente da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jayme Martins de Oliveira Neto; do juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin; do conselheiro do CNMP, Rogério Varela e outros magistrados da cidade.
“O índice de vacinação tem caído no país, por isso eu gostaria de cumprimentar os senhores por esta iniciativa. Nós vamos apoiar e fazer a devida divulgação, usando todos os meios possíveis”, afirmou o prefeito.
A proposta da Comissão é engajar os diversos setores públicos e privados, além da sociedade, para a retomada dos índices de vacinação considerados seguros e ideais pelo Ministério da Saúde, e, desta forma conter o avanço de doenças preveníveis, como sarampo, febre amarela, entre outras.
“Tenho recebido muito apoio do Ministério Público para levar esse projeto adiante. Esse projeto é de conscientização, então estamos tentando mobilizar a sociedade, em várias frentes de atuação”, explicou o presidente do CNMP.
O juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, destacou o fato de Rio Preto ser a primeira cidade do estado a aderir à iniciativa. “Entendi que não podíamos ficar de fora e hoje essa data é um marco histórico”, afirmou. O secretário da saúde, André Baitello, também reforçou a necessidade de apoio da sociedade: “É o momento de nós unirmos forças para aumentar esses índices de vacinação e evitar à frente um número crescente de doenças que podem ser prevenidas pela vacinação”.
Além de Rio Preto, os estados de Minas Gerais, Paraná, Piauí e Paraíba aderiram ao Pacto Nacional pela Conscientização Vacinal.
Também participaram da solenidade o deputado estadual, Itamar Borges; o vereador Odélio Chaves; o secretário municipal de saúde, André Baitello; a secretária municipal de educação, Fabiana Zanquetta; o procurador-geral do município, Luís Roberto Thiesi; a juíza e diretora do Fórum de Rio Preto, Luciana Cochito; os promotores de justiça, André Luis de Sousa, José Márcio Rossetto Leite e Sérgio Clementino, e outras autoridades do município.