Negócios

Retomada à vista em 2021

Executivos de mais de dez setores contaram à Staufen quais seus desafios no curto e médio prazo para atravessar a crise causada pelo novo coronavírus e retomar o crescimento nos próximos meses

Os desafios não são poucos. Conversamos durante o mês de julho com mais de 20 executivos de grandes empresas, líderes em seus segmentos, da indústria e de serviços. De maneira geral, todos convergem em um ponto: os novos modelos de consumo já estão impactando fortemente o mercado, tanto para cima como para baixo, trazendo à tona sobretudo a necessidade de revisão de portifólio de produtos e serviços com foco em inovação, redução dos altos custos fixos e readequação da cadeia de fornecedores.

Um cenário de crise é sempre marcado pela incerteza. Para muitos dos executivos da indústria ouvidos pela Staufen, a falta de previsibilidade e o dimensionamento de recursos estão entre os grandes desafios dos próximos meses. Já para serviços, as restrições de mobilidade são de longe o grande entrave. Entretanto, seja na fábrica ou nas áreas administrativas, é um consenso entre os executivos que o momento é de busca pela excelência operacional: se antes os desperdícios já não deveriam ser tolerados, agora, mais do que nunca, é preciso combatê-los.

Um dos setores que mais tem sofrido as consequências da crise, a indústria automotiva amarga uma queda de faturamento de mais de 40%, enquanto o setor de peças de reposição reage melhor. A expectativa dos executivos entrevistados, no entanto, é de recuperação gradativa nos próximos 12 meses.

Em se tratando de recuperação, este é aliás o prazo médio estabelecido pelos executivos, que veem a vacina como a grande possibilidade de uma aceleração da economia já no primeiro semestre de 2021, com a retomada da mobilidade e da confiança do mercado. No curto e médio prazo, a maioria dos executivos é otimista e, ao mesmo tempo, conservadora. Eles acreditam que manter a empresa enxuta e com foco na melhoria de seus processos é o caminho para atravessar a crise, desde que as ações tomadas sejam baseadas em elementos racionais e não pela emoção, que em momentos como este costuma falar mais alto. Ainda assim, apesar de quase todos os executivos concordarem que o fluxo de caixa não é uma preocupação no momento, a baixa demanda em muitos setores tem comprometido o backlog e, consequentemente, o resultado dos próximos meses.

 

Luciana Barrros

Marketing & Academy Manager

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Aspectos Jurídicos na Aquisição de Veículos

Contrato de Compra e Venda        A aquisição de um veículo é regida…

4 meses ago

Guia Completo para Aquisição de Veículos: Descubra como escolher o carro ideal para você!

Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…

4 meses ago

INVESTSMART XP INAUGURA FILIAL EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…

4 meses ago

Trabalho ou Travesuras? Celebrando o Dia do Trabalho de um Jeito Divertido!

    Seja bem-vindo ao nosso cantinho de descontração! Hoje, estamos aqui para celebrar o…

5 meses ago

Embarque nessa Viagem no Tempo: O Descobrimento do Brasil!

       No dia 22 de abril comemoramos uma das datas mais importantes da…

5 meses ago