A produção de motos no Brasil alcançou o melhor semestre dos últimos oito anos, com as fábricas em Manaus montando 764 mil unidades nos seis primeiros meses de 2023, representando um aumento de 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Bento, ressaltou que no acumulado do ano foram emplacadas 780 mil motocicletas, registrando um crescimento de 22,5% em relação ao primeiro semestre de 2022.
Bento destacou o papel fundamental da logística urbana, especialmente o uso de motocicletas para serviços de delivery. Ele enfatizou que as motos desempenham um papel importante na agilidade dos deslocamentos urbanos, devido à sua economia em relação aos custos de manutenção e ao benefício do baixo custo por quilômetro rodado. Esses fatores incentivam os fabricantes a investirem em novos empreendimentos, na expansão e modernização das fábricas, e, principalmente, na adoção de novas tecnologias.
No mês de junho, foram comercializadas 140 mil motos no Brasil, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Abraciclo revisou para cima sua projeção de produção para 2023, estimando a fabricação de 1.560.000 unidades, o que representa um crescimento de 10,4% em comparação a 2022.