A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Serviços Gerais (SMSG), realizou nos últimos dias novas fiscalizações por drone com o objetivo de identificar e punir quem descarta lixo e entulho em locais proibidos.
Nessa nova etapa, ocorreram voos nos dias 14/6 e 30/6, e as imagens dos flagrantes foram enviadas para a inspetoria fiscal de posturas para identificação dos proprietários.
No dia 14/6 foram flagrados do alto quatro veículos com os motoristas descartando entulhos e outros resíduos na estrada que liga o Auferville a Talhado.
E no dia 30 de junho, aconteceram novas operações de filmagem que flagraram outro carro no mesmo local (estrada do Auferville sentido Talhado).
As cinco notificações foram feitas a partir das imagens das placas, sendo encaminhadas para os endereços do cadastro de registros de veículos da Secretaria de Trânsito e Segurança.
No último dia 4/7, um caminhão carregado de concreto aparece nas imagens. Os fiscais estão levantando os dados do veículo e do proprietário para finalizar a notificação e autuação.
O secretário de Serviços Gerais Ulisses Ramalho garante que a tecnologia do equipamento é capaz de identificar os sujões com imagens claras e definidas.
“As imagens do drone não deixam nenhuma dúvida dos veículos, assim consequentemente chegamos em quem está descartando material inservível, e de posse dessas imagens e fotos podemos identificar o proprietário do veículo e punir com multa pesada aqueles que não pensam no próximo”, afirma o secretário.
“Nos últimos voos em junho e julho foram registrados seis flagrantes. Vamos continuar usando essa tecnologia e apostando nessa multa pesada para desestimular o descarte irregular. O motorista pode ter surpresa desagradável. Pode ficar bem caro sujar a cidade jogando lixo e entulhos de construções em locais proibidos. Estamos de olho do alto”, disse Ulisses Ramalho.
Um levantamento identificou cerca de 200 locais onde acontecem descartes, e o equipamento eletrônico com recursos de câmeras de alto alcance e definição de imagens está ajudando na identificação do veículo.
Histórico Fiscalização por Drone
Julho/2019
23 Notificações geradas
22 Multas aplicadas – Valor total: R$ 57.750
1 Notificação cancelada – retirada espontânea executada
Outubro/2021
4 flagrantes registrados
2 veículos já foram identificados pelas placas e as notificações enviadas por correio.
2 veículos estavam com placas muito danificadas e a identificação ficou prejudicada
Novembro/2021
Nos dias 25 e 26/11 foram realizados novos voos.
11 flagrantes filmados.
Junho/2022
5 flagrantes
Em 4/6 – 4 veículos foram flagrados, identificados e serão notificados.
Em 30/6 – 1 flagrante – foi enviada foto de um carro no mesmo local (estrada do Auferville sentido Distrito de Talhado)
Julho/2022: 1 flagrante
Em 4/7 – Novo flagrante – caminhão de concreto
*Denúncias de descartes em locais proibidos podem ser feitas pelos telefones (17) 3235-3655 ou (17) 3212-1388 das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira e/ou pelo e-mail: smserv.fiscalizacao@riopreto.sp.gov.br
*Imagens e fotos cedidas pela Prefeitura. É proibida a exibição das placas dos veículos flagrados.