A empresa de Mark Zuckerberg, a Meta, anunciou o lançamento de sua nova rede social, chamada Threads, nesta quarta-feira, 5. A plataforma apresenta características semelhantes às do Twitter e promete ser uma ameaça ao grupo liderado por Elon Musk. O diretor-geral da Meta compartilhou a novidade em sua conta na plataforma, escrevendo: “Vamos lá. Bem-vindos à Threads”. A postagem recebeu milhares de “likes” em questão de minutos. O lançamento do aplicativo, originalmente programado para quinta-feira, foi antecipado. Na App Store, a plataforma é descrita como “o aplicativo de rede social baseado em texto do Instagram”.
O CEO do Instagram, Adam Mosseri, expressou a esperança de que a Threads se torne uma plataforma aberta e acolhedora para debates, ressaltando a importância da amabilidade. O lançamento da Threads ocorre apenas quatro meses após os primeiros rumores sobre o projeto virem à tona. O grupo anunciou na terça-feira que estavam desenvolvendo uma rede social independente e descentralizada para compartilhamento de mensagens de texto em tempo real.
Por outro lado, Elon Musk impôs um limite na quantidade de visualizações acessíveis aos usuários do Twitter, o que não foi bem recebido pela comunidade de usuários, desenvolvedores e anunciantes. Essa decisão faz parte de uma série de mudanças implementadas por Musk na plataforma, incluindo novas regras para perfis verificados através de assinatura e demissões na equipe de moderação de conteúdo. Além disso, o Twitter anunciou na segunda-feira que o acesso ao TweetDeck, uma extensão popular entre usuários frequentes e empresas, seria disponibilizado apenas através de um plano de assinatura.
Poucas horas após o lançamento, o Threads já ocupava a segunda posição entre os aplicativos gratuitos na Apple Store.