Luxo natural: pedras ornamentais trazem exclusividade para os ambientes

Decoração feita em mármore
Projeto do arquiteto Léo Romano utilizou quartzito Mont Blanc no piso. Crédito: Edgard Cesar/Gruta Mármores.

Quando se pensa em revestimentos para um projeto, surgem infinitas possibilidades. Elas vão desde a parte técnica, como indicação de local de uso, instalação e manutenção, até a parte estética. Dentre tantas opções destacam-se as pedras ornamentais. Utilizadas há muito tempo na decoração, elas seguem como protagonistas nos ambientes que estão presentes e são sinônimo de sofisticação. Não é à toa que muitas empresas criam produtos similares, que imitam pedra natural.

Padrão Bronzite e sua riqueza de veios únicos. Crédito: Decolores
Padrão Bronzite e sua riqueza de veios únicos. Crédito: Decolores

Esse apelo se dá pelo fato das pedras presentes na natureza não serem iguais. As cores e veios são como uma impressão digital do produto e cada uma tem a sua. É isso que confere a exclusividade em cada projeto. Outro ponto que vale destacar é a durabilidade desse tipo de material, bem como seu apelo sustentável. Apesar de extraídas da natureza, as pedras são manipuladas por meio de procedimentos seguros e um rígido controle de acordo com as normas ambientais. Ter em seu projeto um material de alta resistência faz com que diminua a produção de resíduos e descartes com obras periódicas, sendo efetivamente eficaz quando se fala em sustentabilidade.

Tecnologia da Indústria de marmorarias 

Graças aos grandes avanços tecnológicos de beneficiamento desde a indústria até as marmorarias, as rochas ornamentais seguem integrando diversos projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Elas podem ser usadas em bancadas gourmet, painéis e paredes decorativas, escadas, como tampos de mesas, em lareiras, spas, salas de banho e saunas. “As pedras são extremamente versáteis! Com a tecnologia atual, não temos mais grandes limitações quanto às possibilidades de uso. Elas podem ser cortadas e utilizadas de várias maneiras, bastando observar as indicações técnicas de uso”, diz Uberlan Admiral, coordenador comercial da Decolores, empresa especializada em pedras naturais.

Pedra natural foi eleita para projeto de bancada gourmet. Crédito: Gruta Mármores
Pedra natural foi eleita para projeto de bancada gourmet. Crédito: Gruta Mármores.

Tendências no uso de mármores 

Sempre atenta às novidades e demandas do mercado de arquitetura e decoração, a Decolores possui linhas completas de mármores, granitos e quartzitos. Elas atendem aos mais exigentes quando se fala de beleza e alto desempenho. A marca acaba de lançar dois novos padrões para quem pretende surpreender no décor. Oriundo da Itália, o mármore Pietra Toscana traz consigo toda beleza e história de uma das mais importantes regiões em referência arquitetônica e artística. A riqueza de veios em cores claras e neutras contrastam com o em tons mais terrosos, proporcionando um visual deslumbrante.

Escada de mármore
Pietra Toscana em painel e escada decorativa. Crédito: Decolores.

Já o lançamento Black Prestige revela toda exuberância e exotismo de uma pedra predominantemente escura com os veios brancos. Esse padrão nobre busca atender projetos requintados que visam trazer a pedra como um elemento protagonista para o ambiente.

Black Prestige e seus veios brancos exuberantes. Crédito: Decolores.
Black Prestige e seus veios brancos exuberantes. Crédito: Decolores.

Confira mais padrões e possibilidades de uso das pedras ornamentais:

Quartzito Bronzite foi utilizado em parede de sala de banho. Crédito: Decolores.
Quartzito Bronzite foi utilizado em parede de sala de banho. Crédito: Decolores.

 

Mont Blanc faz contraste com a madeira em sala de banho projetada pelo arquiteto Léo Roman. Foto: Edgard Cesar
Mont Blanc faz contraste com a madeira em sala de banho projetada pelo arquiteto Léo Roman. Foto: Edgard Cesar.

 

Ijen Blue é um padrão de tonalidade mais azulada. Crédito: Decolores.
Ijen Blue é um padrão de tonalidade mais azulada. Crédito: Decolores.

Que tal ler um pouco mais sobre elegância contemporânea? Veja esse nosso outro artigo.

Veja Também

Foto de capa projeto comercial

PROJETO COMERCIAL COMPACTO

Confira em na matéria o projeto comercial compacto que o arquiteto Kedson Barbero desenvolveu para uma loja do Mercado Municipal de São José do Rio Preto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *