Notícias

Maduro afirma que Venezuela vencerá disputa territorial com a Guiana

O presidente da VenezuelaNicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira, 17, que “mais cedo ou mais tarde” o país triunfará na disputa territorial que trava com a Guiana pela região de Essequibo na Corte Internacional de Justiça (CIJ) em Haia. “Quero parabenizar a equipe diplomática, jurídica e os historiadores da Venezuela que travaram a batalha por nosso Essequibo. Mais cedo ou mais tarde, esta batalha terá como destino a vitória dos direitos jurídicos e territoriais da Venezuela sobre o Essequibo”, disse o presidente venzuelano em um evento televisionado. Maduro também elogiou a vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez, por ter dado uma “lição histórica” perante a CIJ, defendendo os direitos “históricos” do território em disputa. Ela argumentou nesta quinta perante a Corte de Haia, na Holanda, que o país caribenho é o único “herdeiro histórico indiscutível” dos 160 mil quilômetros quadrados de território localizados a oeste do rio Essequibo. A vice-presidente abriu as audiências públicas iniciadas hoje pela CIJ para escutar as objeções preliminares apresentadas pela Venezuela em relação à disputa territorial entre o país caribenho e a Guiana. Rodríguez assegurou ainda que Caracas está “comprometida em praticar a tolerância e viver em paz como bons vizinhos”, em referência a um dos princípios da Carta das Nações Unidas, e destacou que a Venezuela “mais uma vez estende a mão à Guiana para dirimir a controvérsia territorial existente”. Além disso, afirmou que a equipe que representa a Venezuela perante a CIJ demonstrará a inadmissibilidade do caso do ponto de vista jurídico, mas considerou que uma decisão deste tribunal da ONU rejeitando o “requerimento apresentado unilateralmente pela Guiana contribuirá positiva e construtivamente” para o caso.Em março de 2018, a Guiana entrou com uma ação contra a Venezuela perante a CIJ para resolver a disputa territorial entre os dois Estados sobre a região de Essequibo. Quatro anos depois, em março de 2022, o governo da Guiana apresentou perante a CIJ – tribunal que em dezembro de 2020 se declarou competente para decidir sobre a disputa – seus argumentos para validar a sentença arbitral de 1899. Em junho passado, o governo venezuelano apresentou suas objeções preliminares perante a CIJ como forma de garantir que a demanda “não seja admitida porque carece de elementos essenciais para estabelecer o devido processo legal”.

fonte Jovem Pan

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Sertanejo Weekend no Hot Beach entrega show exclusivo, hospedagem e parque aquático a partir de R$ 900 a diária para casal e até 2 crianças

O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…

1 semana ago

Aspectos Jurídicos na Aquisição de Veículos

Contrato de Compra e Venda        A aquisição de um veículo é regida…

5 meses ago

Guia Completo para Aquisição de Veículos: Descubra como escolher o carro ideal para você!

Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…

5 meses ago

INVESTSMART XP INAUGURA FILIAL EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…

6 meses ago

Trabalho ou Travesuras? Celebrando o Dia do Trabalho de um Jeito Divertido!

    Seja bem-vindo ao nosso cantinho de descontração! Hoje, estamos aqui para celebrar o…

6 meses ago