Foi sancionada nesta terça-feira, 2, pelo prefeito Edinho Araújo a lei que institui o Sistema de Inovação de São José do Rio Preto. A norma foi aprovada pela Câmara na última terça-feira, 25. A assinatura ocorreu em evento na sede do Parque Tecnológico com a participação do vice-prefeito e secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, do presidente da Câmara, Paulo Pauléra, secretários municipais, vereadores e empresários.
Uma das principais medidas da lei é a criação dos Centros de Inovação Populares em Rio Preto, espaços descentralizados com o objetivo de levar inovação e tecnologia às regiões da cidade. A lei pretende também ampliar a pesquisa científica e o empreendedorismo no segmento da inovação.
Outra ação prevista na lei é alinhar o Marco Legal das Startups, de 2021, às iniciativas de inovação já adotadas pelo município, como, por exemplo, a regulação dos ambientes experimentais oferecidos pelo poder público para que startups possam desenvolver e testar novas tecnologias.
O secretário de Planejamento Estratégico afirmou que o Sistema de Inovação de Rio Preto “vai promover a disseminação do conhecimento, da cultura da inovação e o despertar de novas ideias e talentos da comunidade. Assim, o Parque Tecnológico consolida seu papel de alçar a inovação como mecanismo de transformação social, utilizando a tecnologia como principal ferramenta”.
O especialista em Desenvolvimento Social da Secretaria de Planejamento Estratégico, Willian Meque, que participou da elaboração da nova lei, afirma que uma das metas prioritárias é “expandir a capacitação, o desenvolvimento industrial e tecnológico competitivo e também o empreendedorismo inovador na cidade, trazendo inclusão social, geração de empregos e renda”.
Após a cerimônia de sanção, o prefeito Edinho Araújo destacou a visão rio-pretense a respeito da evolução da tecnologia. “Em um momento em que só se debate a respeito de inteligência artificial, internet 5G e robótica, Rio Preto precisa estar inserida nesse contexto e a lei vem no sentido de garantir o espaço de desenvolvimento e incentivo à pesquisa”, comentou o prefeito.
Texto: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação
Imagens: Ivan Feitosa/Prefeitura de Rio Preto
Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…
O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…
Contrato de Compra e Venda A aquisição de um veículo é regida…
Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…
Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…