Notícias

Intenção de consumo das famílias sobe 1,2% em julho, diz CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 1,2% em julho, na comparação com junho, e chegou a 80,7 pontos na escala da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado está acima dos que foram medidos no mesmo mês em 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19. O índice subiu pelo sétimo mês consecutivo, com um avanço de 15% no período. A principal influência para a subida foi o indicador Renda Atual, que avançou 2,4% em relação a junho e 23,5% na comparação com julho do ano passado.
“Os crescimentos sucessivos do rendimento real das famílias, apoiados pelas medidas de auxílio à renda, levaram à melhoria dessa percepção”, disse em nota o presidente da CNC, Roberto Tadros. Segundo ele, as famílias que ganham até dez salários mínimos foram as principais impulsionadoras do índice. Vale destacar, no entanto, que como o índice vai de 0 a 200, resultados abaixo de 100 ainda indicam insatisfação, apesar da melhora nos últimos meses. O indicador Nível de Consumo Atual avançou 2,1%, melhor do que o 1,2% registrado em junho. Esse incremento, segundo a análise, foi puxado pelas famílias com ganhos acima de dez salários mínimos, que, devido ao fato de possuírem mais recursos para compras não essenciais, contaram com um avanço de 2,9%. Por outro lado, o menor crescimento do mês ficou por conta do índice Perspectiva de Consumo, que avançou apenas 0,2% em relação a junho. De acordo com a economista responsável pela análise, Catarina Carneiro, as famílias devem seguir cautelosas com os gastos nos próximos meses, principalmente as que tem renda de menos de 10 salários mínimos, que teve queda de 0,1% neste item. “Mesmo com o consumo atual avançando, o ambiente econômico com preços e juros mais altos motivou um cenário de moderação”, avalia Carneiro. Os indicadores relativos ao mercado de trabalho tiveram resultados positivos: Emprego apresentou a maior pontuação do mês, 108,4, e a Perspectiva Profissional apareceu em seguida, em nível satisfatório, algo que não ocorria desde abril de 2020, registrando 100,3 pontos. Os números também indicaram que a maioria dos consumidores (45,3%) apresentou perspectiva positiva para o mercado de trabalho no próximo trimestre, fato também inédito desde abril de 2020. Ainda segundo a pesquisa, a maior parte das oportunidades de emprego está sendo direcionada para os mais jovens, fornecendo novos rendimentos para esse grupo de consumidores. Com isso, a parcela de pessoas na faixa de idade abaixo dos 35 anos apresentou satisfação no indicador Renda Atual, levando-o a alcançar 102 pontos, enquanto o grupo acima dos 35 registrou 84,1 pontos.

 

 

fonte Jovem Pan

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Drogamax a Maior Hiperfarmácia da América Latina chegou em São José do Rio Preto

Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…

2 semanas ago

Sertanejo Weekend no Hot Beach entrega show exclusivo, hospedagem e parque aquático a partir de R$ 900 a diária para casal e até 2 crianças

O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…

3 semanas ago

Aspectos Jurídicos na Aquisição de Veículos

Contrato de Compra e Venda        A aquisição de um veículo é regida…

6 meses ago

Guia Completo para Aquisição de Veículos: Descubra como escolher o carro ideal para você!

Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…

6 meses ago

INVESTSMART XP INAUGURA FILIAL EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…

6 meses ago