Nesta segunda-feira, 17, o grupo mercenário russo Wagner anunciou o fechamento de sua principal base em Molkino, localizada na região de Krasnodar, sul da Rússia. A informação foi divulgada por um membro do grupo em um vídeo publicado no Telegram, no qual ele afirmou que as bandeiras da Rússia e da empresa militar privada Wagner estão sendo retiradas da base. Segundo o membro, o grupo está se deslocando para outros locais, e a base será oficialmente encerrada no dia 30 de julho.
Por outro lado, o projeto de pesquisa bielorrusso Gayun, responsável por monitorar a atividade militar em Belarus, relatou a chegada de uma nova coluna do grupo no país. A coluna, composta por mais de 100 veículos, incluindo carros, caminhões e ônibus, estabeleceu-se em uma nova base próxima à cidade de Osipovichi. Essa é a terceira coluna do grupo Wagner a chegar ao país, e segundo o Gayun, indica que provavelmente não será a última.
Belarus confirmou na semana passada a presença de alguns instrutores do grupo em seu território. O Ministério da Defesa de Belarus informou que esses integrantes começaram a treinar as tropas locais. O país ratificou recentemente um acordo assinado com a Rússia para a criação e operação de um centro de treinamento conjunto. No entanto, não há informações concretas sobre o futuro do grupo Wagner em Belarus, nem estimativas sobre o número de integrantes que atuarão no país.