Grupo BBF investe em Sistema Agroflorestal para expandir produção sustentável de cacau e açaí na Amazônia

O Grupo BBF – Brasil BioFuels, líder na produção de óleo de palma na América Latina, está adotando uma nova estratégia para promover soluções sustentáveis de energia renovável em sistemas isolados. A empresa é pioneira na utilização de biocombustíveis em usinas termelétricas e tem se destacado na recuperação de áreas degradadas na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE). Agora, a BBF anuncia um ousado projeto de Sistema Agroflorestal nos estados do Pará e Roraima, envolvendo o cultivo consorciado de palma de óleo com cacau e açaí.

A iniciativa visa a recuperação de áreas degradadas na região amazônica, aproveitando o cultivo de espécies nativas, como o cacau e o açaí, para capturar e estocar carbono da atmosfera. O plantio das frutas nativas deve começar ainda em 2023, com cerca de mil hectares no Estado do Pará, e a meta é chegar a um total de 30 mil hectares plantados com cacau e açaí até 2030. A BBF projeta alcançar a posição de maior produtor individual de cacau do mundo por meio de investimentos em tecnologia de ponta e planejamento estratégico.

Além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, a iniciativa também cria milhares de empregos no campo, seguindo o modelo de cultivo sustentável que caracteriza as operações do Grupo BBF. O cultivo do cacau e açaí, assim como a palma de óleo, não pode ser mecanizado, o que impulsiona a geração de empregos diretos nas comunidades locais.

A BBF está trabalhando em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para aprimorar o cultivo do cacau e desenvolver variedades de alta qualidade e resistência a doenças e pragas. A CEPLAC possui o maior banco genético de cacau do mundo, o que possibilitará pesquisas e experimentos para impulsionar a produção sustentável dessa fruta.

Essa empreitada se alinha com as práticas ESG (ambiental, social e governança) já adotadas pelo Grupo BBF, reforçando seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Um estudo realizado pela Embrapa e instituições parceiras em 2022 mostrou que a expansão sustentável do cacau já tem trazido benefícios para a Amazônia, combinando geração de emprego e renda com a preservação da floresta. O Pará já é o maior produtor nacional de cacau, com grande parte do cultivo ocorrendo em áreas degradadas, e a produção de açaí também é significativa na região, com o estado do Pará liderando esse mercado.

Com o investimento no Sistema Agroflorestal, a BBF fortalece sua atuação como agente de transformação positiva no setor de energias renováveis e agricultura sustentável, contribuindo para a construção de um futuro mais verde e resiliente para a Amazônia e o Brasil como um todo.

Veja Também

INVESTSMART XP INAUGURA FILIAL EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!