São José do Rio Preto

Força-tarefa organizada pelo HB, FAB e GCM é realizada para captação de órgãos em Rio Preto

O Hospital de Base, com a ajuda da FAB (Força Aérea Brasileira) e a GCM (Guarda Civil Municipal), organizou uma força-tarefa para a realização de captação de órgãos na tarde desta quinta-feira, 10 de fevereiro, em Rio Preto. Foram captados coração, fígado, rins e córneas. O procedimento durou cerca de 5 horas.

Foram mais de 20 profissionais do HB envolvidos, além de uma equipe médica de Botucatu/SP, que veio até o município em um avião da FAB, para auxiliar na realização do procedimento. Esta equipe ficou responsável pela captação, transporte e transplante do coração.

Já o fígado, foi encaminhado para Campinas, por transporte terrestre. Os rins, até a divulgação desta reportagem, estavam aguardando direcionamento por meio da Central de Transplantes, pois estes órgãos passam por uma seleção de compatibilidade imunológica antes de serem transplantados; e as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos, no próprio Hospital de Base.

“No Banco de Olhos, as córneas passam por uma nova avaliação e em seguida, é encaminhado um formulário para a Central de Transplantes, onde se realiza a triagem para identificar um possível receptor”, explicou Regiane Sampaio, enfermeira da OPO (Organização de Procura de Órgãos) do HB.

Saiba como funciona a Captação de Órgãos
Segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), a Central de Transplantes é notificada e repassa a informação para a OPO da região. A partir daí, profissionais avaliam e examinam doador, revendo a história clínica, os antecedentes médicos e os exames laboratoriais. Constatada a viabilidade dos órgãos, bem como a sorologia, para afastar doenças infecciosas e a compatibilidade com prováveis receptores, a OPO informa a Central de Transplantes, que emite uma lista de receptores inscritos, compatíveis com o doador. Em seguida, a central, então, informa a equipe de transplante e o paciente receptor nomeado. Cabe à equipe médica decidir sobre a utilização ou não do órgão.

Seja um doador de órgãos
De acordo com Dr. João Fernando Picollo, coordenador da OPO do Hospital de Base, é importante que a pessoa manifeste à família seu desejo de ser um doador, pois somente os familiares podem dar essa autorização. “Muitos pacientes não têm outra opção de vida a não ser através do transplante. É fundamental a conscientização da população para que a gente possa dar vida para as pessoas”, destacou Dr. João.

 

fonte: www.gazetaderiopreto.com.br

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Ivo Meirelles é atração principal da segunda edição da Costelada do Ed em Rio Preto

O evento une boa música, gastronomia de alto nível e estrutura sofisticada no Elago Eventos,…

3 semanas ago

Executivos chineses reforçam parceria com Drogamax Hiperfarmácia em São José do Rio Preto

Visita discutiu aprimoramento do robô humanóide "Albinha" e expansão de possibilidades no mercado de importação…

1 mês ago

Executivos chineses visitam Drogamax Hiperfarmácia, de São José do Rio Preto

Drogamax Hiperfarmácia Recebe Executivos da China Connect para Fortalecer Parceria Tecnológica Na manhã desta quarta-feira…

1 mês ago

Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante com sabor diferenciado

ORIGINAL GINGER REFRIGERANTE À BASE DE GENGIBRE Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante…

2 meses ago

Drogamax a Maior Hiperfarmácia da América Latina chegou em São José do Rio Preto

Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…

3 meses ago

Sertanejo Weekend no Hot Beach entrega show exclusivo, hospedagem e parque aquático a partir de R$ 900 a diária para casal e até 2 crianças

O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…

3 meses ago