Categories: Notícias

Embalagem para pequenas empresas: como reduzir custos e manter qualidade?

Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 75% das empresas que optaram por investir no design da embalagem de seus produtos perceberam aumento nas vendas. Além disso, 41% também relataram redução nos custos de produção. Por que, então, o empresário brasileiro ainda tem dificuldades de compreender o poder da embalagem para o sucesso nas vendas?
Para o designer, professor da ESPM e consultor da Ibema Papel cartão, Fábio Mestriner, trata-se de uma questão de cultura empresarial. “De maneira geral as empresas acham que o que fazem – o seu produto – é só o que está dentro da embalagem. Elas não sabem que para o consumidor, o produto é formado pelo conteúdo e a embalagem. Os dois são indissociáveis e compõem esta entidade complexa chamada produto”, explica.
O pequeno empresário pode até torcer o nariz ao pensar em investir em embalagem, com medo de enfrentar altos custos. Mas é importante salientar que algumas alternativas de materiais podem reduzir o custo final. Pela facilidade e baixo custo de produção e por não requerer equipamentos de envase caros e complexos, Mestriner indica a embalagem de papel cartão, mais acessível a este público. “Para o consumidor, não existe embalagem de empresa grande ou pequena. A embalagem da pequena empresa pode ser grande aos olhos dos consumidores”, analisa. O Ibema Supera e o Ibema Speciala – produtos âncora da empresa – são opções ideais para embalagens em que o objetivo seja aliar qualidade e economia, recomenda o designer. Isso porque as especificações oferecem a possibilidade de produzir embalagens com o melhor produto em termos de rigidez e com menor quantidade de papel cartão.
A mesma pesquisa mostra ainda que, entre produtos semelhantes, o consumidor elege aquele com a embalagem mais atraente e prática – e que está disposto a experimentar uma marca nova se sua embalagem se encaixar nesses critérios. Para Fabio, a maior dificuldade que impede que o pequeno empresário inove e invista na embalagem é a falta de informação. Ele cita ainda o case da Nugali, marca de chocolates da cidade de Pomerode, em Santa Catarina, que buscou no design de embalagens uma forma de valorizar seu produto. A empresa investiu em uma nova roupagem, mais clean e que transmite a qualidade, pureza e sofisticação do seu produto, tendo como resultado um aumento de vendas. Com isso, o produto ganhou destaque e passou a ser visto como produto Premium, posicionado com um maior valor agregado.

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Aspectos Jurídicos na Aquisição de Veículos

Contrato de Compra e Venda        A aquisição de um veículo é regida…

4 meses ago

Guia Completo para Aquisição de Veículos: Descubra como escolher o carro ideal para você!

Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…

4 meses ago

INVESTSMART XP INAUGURA FILIAL EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…

4 meses ago

Trabalho ou Travesuras? Celebrando o Dia do Trabalho de um Jeito Divertido!

    Seja bem-vindo ao nosso cantinho de descontração! Hoje, estamos aqui para celebrar o…

5 meses ago

Embarque nessa Viagem no Tempo: O Descobrimento do Brasil!

       No dia 22 de abril comemoramos uma das datas mais importantes da…

5 meses ago