Cerca de cem professores da rede municipal de educação participam do curso “O autismo e a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva”, oferecido pela gerência de capacitação / equipe de Formação Continuada da Secretaria de Educação.
O curso é oferecido para professores da educação infantil, em quatro turmas e com duração de 30 horas, sendo 15 horas presenciais no Complexo de Educação e Cultura da Swift e outras 15 horas extraclasse para o desenvolvimento de atividades, estudos e registros reflexivos.
O objetivo principal é sensibilizar sobre a temática e aprofundar o conhecimento por parte dos profissionais da educação sobre as características de crianças com Transtorno do Espectro Autista, bem como as estratégias e processos a ser realizados em prol de seu desenvolvimento estão presentes no dia a dia das escolas.
De acordo com a professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) Carolina Ramos de Freitas Oliveira, formadora de educação especial na perspectiva inclusiva, é fundamental esclarecer e desmistificar ideias equivocadas sobre o autismo. “É preciso compreender a inclusão como processo natural do ser humano reconhecendo as características do TEA e estratégias e recursos que podem ser utilizados em sala de aula”, explica.
As informações e formação dos professores contribuem para o desenvolvimento integral das crianças e o trabalho voltado ao atendimento das necessidades desse público na perspectiva da educação inclusiva, fortalecendo a atuação conjunta entre professor da classe regular e professor do AEE nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).
Sobre a Educação Especial
A Secretaria de Educação atua com base na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Lei Federal nº 12.764/2012 e alterações, e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Federal nº 13.146/2015 e alterações.
Educação especial: modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
É ofertado aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o professor habilitado complementar o processo educativo