É fato que a construção civil é um dos maiores produtores de resíduos do mundo e isso porque é um setor que está sempre construindo coisas novas e destruindo coisas antigas.
A necessidade de criar um ramo mais sustentável vem crescendo com o passar dos anos, já que o mundo está ganhando cada vez mais pessoas e o seu espaço utilizável para descarte vem ficando cada vez menor.
Além do fato populacional, as mudanças climáticas e a natureza finita de recursos também trouxe a tona a necessidade de fazer uma construção sustentável, para assim, reduzir o impacto ambiental do setor.
E se você nunca ouviu falar sobre a construção sustentável e quer aprender mais sobre o tema, leia nosso artigo e entenda.
A Construção sustentável pode ser descrita como a busca por edifícios ou casas que mantenham o equilíbrio entre três pilares importantíssimos para a construção civil e a arquitetura, sendo eles:
É importante ressaltar que para uma construção ser sustentável, ela precisa ser feita a partir de materiais e pensada de uma forma que não seja tão cara, ou seja, ela deve ser barata e ainda assim permitir que o ambiente construído consiga se manter durante anos, até o seu ciclo natural de renovação da obra;
Como o setor da construção civil é responsável por até 75% do consumo mundial de matérias-prima e também por 42% do consumo total de energia, é necessário que a partir de agora, os arquitetos e engenheiros que forem criar projetos dessa área, pensem em formas de amenizar esses danos no ambiente.
Além disso, como foi dito acima, é importante pensar na diminuição dos resíduos que são gerados nas construções.
O conceito da perspectiva social fala que a construção sustentável deve seguir métodos que beneficiem também os moradores das casas e edifícios e que lhes ofereça mais qualidade de vida.
Qualidade do ar, conforto térmico e acústico são três das premissas seguidas para se construir de forma sustentável.
Existem algumas características que devem ser levadas em consideração para que uma construção civil possa ser considerada também uma construção sustentável, mas a principal delas é o respeito ao meio ambiente, a comunidade de pessoas e aos recursos naturais que estão em volta delas.
Em casas e apartamentos, quando forem construídos, para estarem adequados às regras da construção verde é necessário que sejam usados produtos como: madeiras reflorestadas (com selo de certificação), painéis de energia solar, vasos sanitários que utilizem quantidade de água reduzida e estética inteligente que use energia solar para aproveitar o calor ou amenizá-lo, com o intuito de reduzir o consumo de energia por ar condicionados e ventiladores.
Como foi dito acima, a construção sustentável tem como vantagem proteger o ecossistema, o meio ambiente e criar uma sociedade melhor para a população atual e para as futuras gerações.
Além disso, a construção verde serve para otimizar o uso de energia elétrica, melhorar o ambiente interno de um edifício e de seus moradores, proteger e conservar a água da cidade e do país, otimizar a espaço e o uso de materiais de construções e otimizar as práticas de manutenção das construções.
Estudos provam que as construções verdes são o futuro da construção civil e da arquitetura moderna, por isso, se você está pensando em investir em projetos pessoais e construir algo, invista em uma construção sustentável.
Com esse estilo de imóvel você conseguirá construir um lugar melhor para se morar e ainda ajudará a transformar o mundo ao seu redor.
Está em dúvida se deve escolher casa ou apartamento para construir? Leia nosso artigo onde falamos os prós e os contras de cada um deles e decida-se.
Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…
O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…
Contrato de Compra e Venda A aquisição de um veículo é regida…
Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…
Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…