Conheça o Projeto de Revitalização do Mercado Municipal de São José do Rio Preto

Por Kedson Barbero

Projeto de Revitalização do Mercado Municipal de São José do Rio Preto, expressa o desejo da sociedade na valorização do patrimônio cultural, histórico e turístico do municipio.

Posso afirmar que a cidade de São José do Rio Preto, é hoje uma das cidades mais preocupadas com a preservação e valorização  do seu Patrimônio Histórico, além do resgate de suas raízes.  A gestão municipal do Prefeito Edinho Araujo, vem demonstrando isso ao longo destes anos.

 

O Patrimônio Histórico de S. J. do Rio Preto

Posso exemplificar com a obras de Revitalização do Calçadão, Mercado Municipal, Praça do Cruzeiro, Cristo Redentor da Maceno e futura revitalização da Estação Ferroviária de Rio Preto, além do Próprio Trem Caipira, que foi o grande responsável por este resgate!

 

O Mercado Municipal de Rio Preto

Este prédio é da década de 1940, cuja arquitetura Art Decô, bastante emblemática nesta época, também é reconhecida em outros prédios da área central de São José do Rio Preto.

Foi inaugurado em 19 de julho de 1944, e desde então, passou por 2 reformas. Hoje o objetivo é resgatar além de sua função social, o estimulo empreendedor de seus permissionários e a valorização da vocação turística do município.

 

A reforma do Mercado Municipal de S. J. do Rio Preto

Não trataria como reforma, trato como uma REVITALIZAÇÃO, ou seja, resgate da arquitetura Art Decô, acompanhada de novas tecnologias para valorização deste Patrimônio Histórico. Esta revitalização também pode ser chamada de RETROFIT, ou seja, é quando se preserva as características originais do edifício, adequando-se as normas vigentes de segurança e conforto ambiental.

O que motivou foram vários fatores, que posso enumerar abaixo:

  1. Necessidade de adequações do próprio prédio;
  2. Valorização da estima dos seus comerciantes locais;
  3. Valorização do centro histórico da cidade;
  4. Valorização do Mercado Municipal, como marco turístico e cultural da cidade;
  5. Símbolo do desenvolvimento econômico do município.

Todo prédio passará por adequações visando a qualidade dos serviços e a valorização da arquitetura do Edifício. Além das adequações de Elétrica, Hidráulica e gases, também será feito toda adequação para acessibilidade, adequação de banheiros, instalação de sistema de ar condicionado central, substituição dos pisos e revestimentos, resgatando os mesmos da década de 1940.

Serão readequados todos os boxes de atendimento, estacionamento e também haverá um deck para alimentação, conforme imagens em anexo.

O principal desafio é fazer toda esta adequação com o mercado em funcionamento. Mantendo o conforto dos permissionários e clientes, além de manter as características originais do edifício!

O publico pode esperar uma espécie de “oásis” no centro de São José do Rio Preto. Será um dos fragmentos da revitalização de todo o Centro Histórico e resgate da identidade comercial do centro da cidade. Será sem dúvida, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, disponibilizando conforto aos seus usuários.

Gostou do conteúdo? Aproveite e veja mais sobre Arquitetura em nosso site.

Veja Também

Alunos da rede pública de Rio Preto lançam livro sobre a história da cidade

Depois de várias entrevistas com moradores e pesquisas sobre município, estudantes viram coautores do livro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!