No artigo da Semana passada o terapeuta falou sobre como fazer as “PAZES COM O MEDO” e neste artigo a terceira chave é resgatar nossa autoestima e poder pessoal. Juntos vamos mergulhar nesse processo…
Por Maicon Ribeiro – Psicólogo, Terapeuta e Instrutor de Processos de Consciência
Você já ouviu falar sobre as P.I.C.s – Praticas Integrativas e Complementares? Trata-se de um modelo terapêutico que integra os conhecimentos das medicinas tradicionais, psicológicas e também de saberes universais de conexão com a natureza, filosóficos e até espiritualistas. As terapias integrativas olham o indivíduo como um todo e tem como objetivo proporcionar uma qualidade de vida, resgatando esse contato do Ser com o Todo a sua volta.
Antigamente nossos antepassados trabalhavam qualquer desarmonia em nosso corpo através de banhos, defumações, remédios naturais, chás e ritualísticas de cura que permitiam nosso corpo restaurar a frequência natural (podemos entender “frequência” nesse sentido de um estado do corpo, fora do padrão de saúde e também distinto de conceitos da mecânica quântica pois esse conhecimento que trazemos trata-se de cura pela mente e ainda não existem estudos que comprovem cientificamente elas, até pela limitação de nossa tecnologia atual).
Essas práticas milenares retornam ao nosso cotidiano com novas roupagens, se adaptando a cada pessoa e que podem ser realizadas independentemente de crenças ou religião por se tratarem de técnicas universalistas.
Podemos ter como referência a Hipnose Clássica, a utilização de estados hipnóticos esteve presente em toda história da humanidade, principalmente nas culturas antigas como Grécia onde sacerdotes trabalhavam simbolicamente sobre imagens de nossa mente, fornecendo sugestões hipnóticas de cura. Muitos filósofos, médicos, estudiosos acreditavam que a imaginação era capaz de adoecer e curar as pessoas. Podemos constatar por conta própria que nossa mente cria nossa realidade de aspectos psicológicos e consequentemente físicos.
Em minha Escola Clínica (Instituto Alma Atman) além de trabalhar paralelamente com a terapias tracionais (psicoterapia), conto com mais de 20 modelos de terapias integrativas que ajudam a retomar esse contato mais íntimo do Ser, com técnicas como: ThetaHealing, Barras de Access, Constelação Familiar, Reiki, Naturopatia, Aromaterapia, Apometria, Hipnose, Meditação e muitas delas talvez você já tenha ouvido falar porém não deu a chance ainda de conhece-las. Iremos ao longo dos próximos meses abordar mais de cada em nossos artigos.
Em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi criada no Brasil pelo Conselho Nacional de Saúde com o objetivo foi implementar tratamentos alternativos na rede de saúde pública do Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A princípio contava com apenas 5 procedimentos, em 2017 foram implementados 14 novos tipos e em 2018 houve uma nova expansão com 10 novos procedimentos e cada vez mais nossa área conta com respaldo do governo e com possibilidades de estudos dos seus benefícios.
Como em todos os campos de conhecimento existem muitas dúvidas, porém são conhecimentos milenares de como lidar com o nosso corpo, mente e espírito que ajudam a restabelecer a saúde e bem-estar em todas as áreas de nossa vida e esse contato e experiencia é individual e subjetivo e os resultados vem através da escolha e permissão de mudar de vida.
Como seria você conhecer uma das terapias integrativas, acessar seus potenciais através do autoconhecimento e transformar sua realidade em algo ainda mais grandioso?
Um grande abraço fraterno!
Rua Tiradentes 2143- Boa Vista – São Jose do Rio Preto