Com alguns truques e boas escolhas de revestimento, é possível valorizar a área do lar.
Seja por sua praticidade, seja pelo valor de mercado, cada vez mais os apartamentos compactos ganham destaque – especialmente nas capitais superpopulosas, em que o metro quadrado é muito valorizado. E quando pensamos em sua decoração, é necessário fazer escolhas assertivas, planejando-o com cuidado para que se torne um lar aconchegante e iluminado, principalmente quando se fala sobre revestir apartamentos pequenos. “Uma das primeiras e principais decisões que devemos tomar é sobre a escolha correta do revestimento, capaz de trazer sensação de amplitude para os pequenos apartamentos”, revela Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica, empresa detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa.
Unidade visual
Segundo Christie, a escolha revestir apartamentos pequenos pode impactar em toda a atmosfera do apartamento. “A principal dica é optar pelo mesmo revestimento em todo piso do apartamento, conferindo sensação de unidade visual”, explica. Nesse caso, os porcelanatos da Roca Brasil Cerámica se mostram como ótima alternativa, pois são resistentes e fáceis de limpar, podendo se estender para as áreas de cozinha e banheiro. “Em alguns casos, é possível também optar pela continuidade entre piso e parede, dispensando rodapés”, afirma Christie.
Tamanho correto
As peças em superformatos também são uma ótima escolha, pois possuem menos juntas entre peças, criando uma continuidade fluida na aplicação. “A Roca Cerámica apresenta formatos de 100 x 200 e 120 x 250 cm, com lâminas extremamente finas e fáceis de aplicar”, comenta Christie. É o caso da linha Athea, que explora a elegância do mármore e seus veios com ótimas opções para revestir apartamentos pequenos. A Incepa, por sua vez, aposta no formato 120 x 120 cm, visto na linha Calacata. “Além das peças em grande formato, nossos porcelanatos possuem junta mínima, que varia de 1 a 2 mm, garantindo um visual limpo”, complementa Christie.
De olho nas cores
Para revestir apartamentos pequenos é possível seguir com tons claros e neutros. “Cores claras refletem a luz e são capazes de tornar todo o ambiente iluminado. Elas também auxiliam na sensação de amplitude”, diz Christie. Em seu portfólio, a Incepa apresenta diversas linhas que exploram essas tonalidades – como a linha Fênix, que pode ser aplicada tanto no piso, quanto na parede. Apostar em porcelanatos que evocam o cimento queimado também é uma ótima opção para aqueles que prezam por um décor mais industrial. “Porcelanatos amadeirados, por sua vez, trazem aconchego e, por toda a tecnologia em sua fabricação, podem ser aplicados em cozinhas e banheiros sem preocupação”, aponta Christie. É o caso da linha Alvor, da Roca Cerámica, e Arbol, da Incepa.
Sentido da aplicação
Por fim, o sentido de aplicação também pode fazer a diferença para revestir apartamentos pequenos. “Quando aplicamos revestimentos verticalmente em uma parede, reforçamos a sensação de pé direito acentuado. Nos pisos, por sua vez, aplicações de porcelanatos que criem linhas na diagonal ou vertical são bons truques”, diz Christie.
Ao longo de 100 anos de história, a marca espanhola Roca tem sido pioneira em questões que envolvem tecnologia, design e sustentabilidade. Em 1980 o Grupo Roca iniciou sua produção de revestimentos cerâmicos, com lançamentos atentos às tendências emergentes e já consolidadas, firmando seu DNA de vanguarda.
Presente no Brasil desde 1999, com a aquisição da marca Incepa, consolida sua força no mercado com porcelanatos de pequenos e grandes formatos, com diversos acabamentos e impressões que evocam as matérias em seu estado bruto. Suas peças podem ser encontradas em home centers e pontos de venda exclusivos.
Não deixe de acompanhar outros conteúdos sobre Arquitetura em nosso site, temos muitas dicas.