A pandemia do novo coronavírus afetou profundamente a economia do Brasil, gerando uma crise sem precedentes, que impactou todos os setores. Para o pequeno e médio empresário, o abalo foi significativo. Quase 80% das PMEs tiveram perda na receita nesse período. Com difícil acesso a crédito, os empreendedores, especialmente os de cidades fora das capitais e no interior, se viram obrigados a encontrar novas formas de manter seus negócios em funcionamento. Para sobreviver foi preciso se reinventar e se digitalizar.
A mudança de cenário acelerou a transformação digital das PMEs e a adoção de novos hábitos pelos consumidores, que, impulsionados pelo isolamento social, adotaram as plataformas online como o método principal para fazer compras. Pequenos negócios fora das capitais, que representam quase 99% do total de empreendimento existentes nos municípios, de acordo com o Sebrae, tiveram que redobrar seus esforços para atender a nova demanda, indo desde venda online e delivery por apps até atendimento via Facebook, Instagram e WhatsApp. Por essas razões, o marketing digital se tornou um aliado poderoso para os pequenos negócios que desejam crescer se beneficiando desses métodos.
Um estudo realizado pela Visa explica que 84% das PMEs brasileiras buscaram uma nova estratégia para manter seu negócio ativo e 50% estão migrando seu negócio para o canal online e usando publicidade direcionada nas redes sociais. O e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre, segundo dados da 42ª edição do Webshoppers. Os brasileiros chegaram a gastar R$ 38,8 bilhões entre janeiro e junho de 2020 em plataformas de vendas online.
Para Marcus Calixto, CEO da Target Mais, rede de agências especializada em marketing digital para PME’s, uma estratégia de marketing bem planejada pode ajudar a empresa a dar a volta por cima em momentos difíceis como esse. “As PMEs que se adequaram e investiram na área de vendas online, por exemplo, conseguiram não apenas se manter fora da crise, como aumentaram o seu faturamento. Uma vez que o cliente não vai mais até a loja, o marketing digital ajuda a localizar os consumidores em potencial em suas casas”, afirma.
Reafirmar a marca da empresa e construir uma relação de confiança com os futuros clientes são os primeiros passos para o sucesso no meio online de vendas. A criação de conteúdo, como vídeos e posts de engajamento, além de uma linha direta para contato, transmitem seriedade e segurança para o consumidor. O processo pode levar um tempo e pedir um certo investimento, mas o resultado da estratégia de comunicação digital compensa. Confira alguns pontos para iniciar uma estratégia de marketing digital assertiva:
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