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Como o Marketing Digital está ajudando as PMEs a sobreviver

A pandemia do novo coronavírus afetou profundamente a economia do Brasil, gerando uma crise sem precedentes, que impactou todos os setores. Para o pequeno e médio empresário, o abalo foi significativo. Quase 80% das PMEs tiveram perda na receita nesse período. Com difícil acesso a crédito, os empreendedores, especialmente os de cidades fora das capitais e no interior, se viram obrigados a encontrar novas formas de manter seus negócios em funcionamento. Para sobreviver foi preciso se reinventar e se digitalizar.

A mudança de cenário acelerou a transformação digital das PMEs e a adoção de novos hábitos pelos consumidores, que, impulsionados pelo isolamento social, adotaram as plataformas online como o método principal para fazer compras. Pequenos negócios fora das capitais, que representam quase 99% do total de empreendimento existentes nos municípios, de acordo com o Sebrae, tiveram que redobrar seus esforços para atender a nova demanda, indo desde venda online e delivery por apps até atendimento via Facebook, Instagram e WhatsApp. Por essas razões, o marketing digital se tornou um aliado poderoso para os pequenos negócios que desejam crescer se beneficiando desses métodos. 

Um estudo realizado pela Visa explica que 84% das PMEs brasileiras buscaram uma nova estratégia para manter seu negócio ativo e 50% estão migrando seu negócio para o canal online e usando publicidade direcionada nas redes sociais. O e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre, segundo dados da 42ª edição do Webshoppers. Os brasileiros chegaram a gastar R$ 38,8 bilhões entre janeiro e junho de 2020 em plataformas de vendas online. 

Para Marcus Calixto, CEO da Target Mais, rede de agências especializada em marketing digital para PME’s, uma estratégia de marketing bem planejada pode ajudar a empresa a dar a volta por cima em momentos difíceis como esse. “As PMEs que se adequaram e investiram na área de vendas online, por exemplo, conseguiram não apenas se manter fora da crise, como aumentaram o seu faturamento. Uma vez que o cliente não vai mais até a loja, o marketing digital ajuda a localizar os consumidores em potencial em suas casas”, afirma. 

Reafirmar a marca da empresa e construir uma relação de confiança com os futuros clientes são os primeiros passos para o sucesso no meio online de vendas. A criação de conteúdo, como vídeos e posts de engajamento, além de uma linha direta para contato, transmitem seriedade e segurança para o consumidor. O processo pode levar um tempo e pedir um certo investimento, mas o resultado da estratégia de comunicação digital compensa. Confira alguns pontos para iniciar uma estratégia de marketing digital assertiva:

  • Conheça seu público-alvo – Pesquisar e entender o comportamento dos usuários para atrair clientes em potencial é umas das estratégias mais importantes para um plano de marketing digital. Por isso, o “Marketing de Conteúdo”, que consiste em criar materiais de qualidade direcionados para um público específico, pode ser a diferença para o sucesso dos negócios. Ao estudar o perfil do consumidor e gerar artigos, vídeos, textos de engajamento, entre outros, que vão gerar interesse, será possível construir uma relação de confiança e, com isso, a fidelização dos clientes;
  •  Abuse das redes sociais – É quase impossível encontrar alguém que não tenha redes sociais, mais da metade do planeta está conectada a elas. Lá é onde os consumidores estão pesquisando produtos e discutindo o que cada negócio tem a oferecer. Se comunicar com esses usuários é um passo importante para entender suas demandas, seus interesses e o que esperam das empresas ao entrarem em contato. Publicações constantes sobre a marca, compartilhamento de conteúdo relevante, monitoramento sobre o que está sendo debatido e feedbacks em tempo real são essenciais para aprender a respeito dos erros a serem solucionados e aumentar o nível de qualidade no atendimento e do produto;
  • Invista em SEO – Barato e eficiente, o Search Engine Optimization (SEO) ajuda a ranquear e otimizar o site de uma empresa nos mecanismos de busca na internet, como o Google. É necessário o uso de palavras-chaves relevantes e vinculadas ao negócio, para que o usuário encontre o site facilmente ao procurar um termo ligado a essa área de atuação. Estar no topo, ou próximo dele, nos sites de pesquisa gera mais visibilidade e aumenta as chances de um possível cliente se interessar e entrar em contato;

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