Como a terceirização do setor financeiro ajuda empresários durante a crise

O coronavírus atingiu em cheio muitos negócios, que tiveram que paralisar suas atividades seja de forma parcial ou total. Esta paralização comprometeu em muito o fluxo de caixa e saúde financeira das empresas, impondo grandes desafios. Os empresários tiveram que colocar a mão na massa e buscar alternativas para que não fechassem suas contas no vermelho e aguardar o retorno das atividades. Nestes momentos, é muito importante renegociar suas dívidas e buscar ao máximo cortar despesas, em alguns casos até mesmo reduzir o quadro de colaboradores.

Uma das possibilidades de economia é reorganizar os processos de gestão e buscar a terceirização de alguns serviços que atendam as necessidades da empresa, de forma eficiente e com um custo menor. Neste ponto que temos o chamado Business Process Outsourcing (BPO), ou seja, Terceirização de Processos de Negócio. A novidade que apresentamos é a possibilidade de reestruturar o departamento financeiro, delegando o controle das finanças para uma empresa especializada.

É normal ter dúvidas sobre a terceirização financeira, pois é um serviço relativamente novo no Brasil, mas aqui você irá descobrir o que é, como funciona e quais são os principais benefícios que levam esta prática ser usada cada vez com mais frequência entre os empreendedores de sucesso do Brasil e do mundo inteiro.

O que é a terceirização do financeiro?

No Brasil, até pouco tempo atrás, era mais comum a terceirização dos serviços de limpeza ou de manutenção, porém os empreendedores estão mais atentos agora em ter uma equipe especializada para cuidar também de suas 

financeiras. A terceirização ocorre quando as atividades relacionadas à função de manter as finanças em dia é delegada para uma equipe de especialistas de outra empresa.

Por exemplo, esta equipe pode cuidar de todas as atividades presentes em uma rotina administrativa, como o fluxo de caixa, conciliação de cartão de crédito, pagamento de contas, controle de recebíveis e planejamento.

O setor financeiro geralmente é um dos mais complexos da empresa, especialmente quando falamos de micro e pequenas empresas, onde o proprietário acaba acumulando funções. Entregar este “desafio” nas mãos de uma equipe formada por especialistas é uma estratégia para otimizar a gestão empresarial. Vale lembrar que ao optar pela terceirização o empreendedor não terá custos com aquisição de software e também não precisará adicionar mais colaboradores para cuidar das suas finanças.

Outros ganhos também estão na organização dos processos de recebimentos e pagamentos de contas, pois com a informação completa da sua empresa na palma da sua mão, o empreendedor poderá tecer estratégias mais ágeis e assertivas para impedir prejuízos ou também na hora de fazer um investimento.

Tempo para focar no negócio

A principal ideia da terceirização financeira é permitir ao empreendedor que tenha foco no que realmente importa no seu negócio e não gaste mais tempo em tarefas operacionais. Por exemplo: o que entra e sai do fluxo de caixa e o quanto sobrará para a empresa no fim do mês. Em outras palavras, amplia-se a visão estratégica, compreende-se os lucros, lançamentos que serão feitos no futuro, como é o desempenho da empresa, etc.

Com isso, o empreendedor terá foco no negócio e nas finanças. Saberá, por exemplo, o momento de fazer uma retirada, adiantar um pagamento e realizar algum investimento.

Na rotina de empreender, é comum que alguma coisa relacionada às finanças seja deixada para trás. Quando os empreendedores conseguem ter foco no negócio, podem investir no melhoramento de muitas áreas. Tais como o planejamento, interação com seus clientes e até mesmo a qualidade de seus produtos.

Resumo dos benefícios

Junte tudo o que foi dito até agora: economia; foco no negócio; agilidade nas decisões; precisão no fluxo de caixa; previsão dos períodos de vacas-magras; tempo para criatividade e soluções inovadoras. O tempo livre com a terceirização financeira garante à empresa mais competitividade no mercado. E, consequentemente, pode aumentar o poder de negociação diante dos seus clientes e fornecedores.

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