Notícias

‘Chernobyl chilena’ registra nova intoxicação em massa devido à poluição do ar

Pelo menos uma centena de estudantes foi atendida nesta terça-feira, 23, com suspeita de intoxicação relacionada à contaminação ambiental em Quintero, no Chile. Quintero é uma cidade costeira situada em uma área industrial onde as emissões tóxicas são frequentes e é conhecida como a “Chernobyl chilena”. O prefeito de Quintero, Francisco Jeldes, afirmou: “Ontem todos nós em Quintero percebemos que o ar estava muito pesado. As equipes de bombeiros começaram a monitorar a área e, à medida que se aproximavam da zona industrial, o cheiro ficava mais forte”. As aulas foram suspensas devido aos sintomas apresentados pelos alunos, como dores de cabeça e vômitos. Jeldes lamentou: “Há mais de um mês, anunciamos que enfrentaríamos um período complexo, com pouca ventilação do ar, e que os episódios de má contaminação poderiam se tornar recorrentes”.

A Secretaria Regional Ministerial de Saúde de Valparaíso (Seremi) informou que o episódio de contaminação começou por volta das 23h de ontem e emitiu um alerta ambiental devido à presença de hidrocarbonetos não metálicos suspensos no ar. O alerta afeta os municípios de Concón, Quintero e Puchuncaví, exigindo que as indústrias poluidoras reduzam suas emissões ambientais e aumentem o controle das autoridades.

A baía de Quintero-Puchuncaví, conhecida como a “Chernobyl chilena”, abriga uma série de usinas termelétricas, refinarias de petróleo e indústrias químicas que deixaram profundas marcas de contaminação e onde a população sofre com episódios recorrentes de intoxicação. Essa região industrial é uma das cinco “zonas de sacrifício” existentes no Chile, áreas que foram estabelecidas na década de 1960 visando ao desenvolvimento econômico do país, mas em detrimento do meio ambiente e da saúde da população.

Gabriel Boric, presidente do Chile, declarou em junho do ano passado: “Não queremos mais zonas de sacrifício. Hoje, centenas de milhares de pessoas em nosso país vivem expostas a uma grave deterioração ambiental que causamos ou permitimos, e como chileno, estou envergonhado”. Na semana passada, a estatal Codelco, a maior empresa de cobre do mundo, recebeu autorização para fechar uma de suas fundições de cobre na cidade vizinha de Ventanas, usinas que operavam há quase seis décadas e foram responsáveis por episódios anteriores de contaminação. No entanto, o prefeito de Quintero alertou que o fechamento da fundição Codelco não garante que os episódios de contaminação não continuem ocorrendo.

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Drogamax a Maior Hiperfarmácia da América Latina chegou em São José do Rio Preto

Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…

2 semanas ago

Sertanejo Weekend no Hot Beach entrega show exclusivo, hospedagem e parque aquático a partir de R$ 900 a diária para casal e até 2 crianças

O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…

3 semanas ago

Aspectos Jurídicos na Aquisição de Veículos

Contrato de Compra e Venda        A aquisição de um veículo é regida…

6 meses ago

Guia Completo para Aquisição de Veículos: Descubra como escolher o carro ideal para você!

Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…

6 meses ago

INVESTSMART XP INAUGURA FILIAL EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…

6 meses ago