Bebida é estimulante, melhora o desempenho em exercícios e protege o sistema respiratório
O café é uma bebida que proporciona uma série de benefícios para a saúde e pode ser feita de vários jeitos a partir de grãos do fruto do cafeeiro, que podem ser torrados ou moídos.
A bebida se destaca pela quantidades de cafeína, que tem efeito estimulante sobre o sistema nervoso central. Ainda, está associada à melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico.
A cafeína também auxilia na perda de peso pela ação direta na quebra da gordura pelo estímulo na enzima Lipase. Afinal, esta enzima quebra a gordura em estoque, lançando-a na corrente sanguínea para ser oxidada, ou seja, queimada.
O café é uma bebida servida quente e tem um efeito termogênico e, por isso, ajuda na perda de peso. Também tem ação estimulante e auxilia a diminuir dores de cabeça. O consumo em doses moderadas aumenta a energia
Além disso, pode prevenir algumas doenças neurodegenerativas, como Doença de Parkinson e Alzheimer, e diabetes tipo 2. O café ainda proporciona benefícios para o sistema respiratório e está associado a um menor risco de câncer.
Devido à ação estimulante da cafeína, o café proporciona o aumento de energia para praticar exercícios fisíco, além de estimular a concentração e consequentemente aumenta a capacidade de aprendizado.
Estudos apontam que o café tem um efeito broncodilatador. Portanto, é bom para quem tem asma – e também para prevenir a doença. Além disso, a bebida também reduz a fadiga dos músculos respiratórios
Diminui o risco de depressão: Diversas pesquisas demonstraram uma associação inversa entre o consumo de café e o risco de suicídio. Ainda não se sabe exatamente a razão deste benefício. É conhecido que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor.