Por: Dra. Carina Carla – Medicina Estética
Ativos que estimulam a produção do colágeno e promovem um efeito rejuvenescedor, levando embora rugas e flacidez de forma natural e progressiva.
Para quem deseja uma pele mais firme, sem rugas e sem flacidez, seja no rosto ou no corpo, os bioestimuladores de colágeno – são a aposta da vez. O colágeno é a proteína que dá firmeza à pele, mas que vai diminuindo sua produção ao longo dos anos. O procedimento tem a proposta de rejuvenescer a pele da forma mais natural possível.
Bioestimuladores – Como eles atuam no corpo?
Os bioestimuladores tem a função de acelerar a produção de colágeno pelo nosso corpo. O colágeno é essencial para a estrutura, integridade e saúde dos ossos, articulações, pele, cabelos e sustentação dos órgãos, bem como, representa cerca de 25% de toda a proteína corporal, sua perda diminui a hidratação e elasticidade da pele, ocasionando o aumento e aparecimento de rugas e estrias.
Os bioestimuladores são substâncias injetáveis e que estimulam as células (fibroblastos) do nosso corpo na produção de colágeno. Dessa forma, a grande vantagem é que são biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, não agridem o corpo e são absorvidas sem prejudicar o organismo.
Se começar a tratar a pele com o uso de bioestimuladores de colágeno de maneira preventiva depois dos 30, 35 anos, vai impedir que o envelhecimento aconteça antecipadamente.
Composição e tipos dos Bioestimuladores
Atualmente, entre os mais conhecidos estão ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona. Confira como cada um age no organismo:
Ácido Polilático
Reestruturação da pele e de tecidos subjacentes e, assim, combate a perda de elasticidade e flacidez. Logo, pode ser usado tanto na face quanto em outras áreas como pescoço, colo, braços, abdômen, pernas e glúteos.
Além de melhorar os tecidos e pele, também tem a função corrigir a espessura, redefinir o contorno facial e corporal. Por outro lado, não deve se usar nos olhos e lábios.
Hidroxiapatita de cálcio
É indicada para o preenchimento de áreas da face onde houve perda de estrutura, além de áreas corporais, como as mãos. Similarmente, em outras regiões do corpo como abdome, glúteos, coxas etc., a hidroxiapatita de cálcio é utilizada, frequentemente, para melhorar a qualidade da pele e redução da flacidez.
Policaprolactona:
Sua composição é à base de água com microesferas de policaprolactona. Dessa forma promove um preenchimento instantâneo e estimula a produção de colágeno. É um bioestimulador extremamente versátil e indicado para tratamento de diversas regiões: testa; maçãs do rosto; queixo; têmporas; bigode chinês e mandíbula. Seu tempo de duração pode chegar a até quatro anos.
Ácido Hialurõnico + Ácido Polilático
Para quem deseja um efeito de longa duração, um bioestimulador recente no mercado é o que une o ácido hialurônico, que é um dos melhores volumizadores, junto com o ácido polilático, que é um dos melhores bioestimuladores de colágeno. “Eles estão há pouco tempo no mercado, mas garantem resultados bons e com maior duração do que os preenchedores usuais. Dependendo da concentração, prometem resultado que duram de 1 até 3 anos”.
https://www.instagram.com/dracarinacarla_oficial/
https://www.instagram.com/casadecristal.rp