Você já ouviu falar sobre o famoso “sono da beleza”? Essa expressão nada mais é que uma reação química do nosso corpo. Quando dormimos, um hormônio chamado Melatonina é liberado no nosso corpo e ele serve como um reparador no nosso organismo, que restabelece o equilíbrio das nossas funções básicas, além de outros benefícios da Melatonina.
A Melatonina também é conhecida como o hormônio do sono ou da noite, pois ela está diretamente ligada com o período noturno em praticamente todo ser vivo, inclusive plantas, mas age de formas diferentes em cada um deles.
Há não muito tempo atrás, os cientistas conseguiram reproduzir sinteticamente o hormônio do sono e, desde então, ele vem ganhando espaço na área da beleza e da saúde por seus muitos benefícios.
O que é Melatonina?
A Melatonina é uma substância liberada pela glândula pineal, que fica localizada no centro do nosso cérebro, que começa a ser produzida logo quando a luminosidade do dia vai diminuindo, nos preparando para o sono, e para de ser produzida quando a luz volta no começo do dia, com a intenção de nos despertar.
Esse hormônio nos induz ao sono e regula o nosso “relógio biológico”, além de reparar os danos à nossas células, ajuda também no sistema imunológico e auxilia no aspecto e saúde da pele.
São tantos os benefícios da Melatonina para saúde e para a nossa beleza, que a indústria de cosméticos e de suplementos já estão utilizando a substância em seus produtos. Veja os benefícios da Melatonina para cada uma delas.
Benefícios da Melatonina para a saúde
Se o seu foco é melhorar sua qualidade de vida e de sono, a Melatonina pode ser uma grande mão na roda, já que ela trabalha em várias áreas do nosso corpo, que vai da física à emocional.
Confira alguns dos benefícios que o hormônio do sono pode trazer para a sua saúde, se estiver em níveis ideais ou for administrada da forma correta no organismo:
- Combate os radicais livres no organismo;
- Corrige problemas para dormir durante o sono;
- Diminui os sintomas da ansiedade;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Ajuda aumentar o metabolismo;
- Minimiza os efeitos da enxaqueca.
Lembrando que apesar da Melatonina já ter sido produzida para comercialização, o seu uso precisa ser indicação de um médico. Se você quiser começar a fazer o uso, vá até o seu especialista de preferência e explique o que você sente e ele irá indicar a dosagem e o tempo de uso.
Benefício da Melatonina para a beleza
Assim como a Melatonina faz muito bem para a saúde, ela também possui muitos benefícios para a nossa beleza, afinal, uma pele boa é aquela natural, que não precisa de muitos produtos para fazer sua manutenção.
Depois que foi possível reproduzir o hormônio do sono em laboratório, ficou mais fácil poder utilizá-lo ao nosso favor nos cuidados com a pele e cabelo, principalmente. Veja alguns dos benefícios da Melatonina para a sua beleza:
- Aumenta a densidade capilar;
- Auxilia no crescimento de fios de cabelo;
- Melhora dermatites;
- Retarda o envelhecimento da pele;
- Recupera danos causados pelos raios UV na pele;
- Ajuda no tratamento de melasma.
Aumente a sua produção de Melatonina
Como a Melatonina é uma substância produzida pelo nosso próprio corpo, não é sempre que precisamos recorrer a suplementos com a versão sintética do hormônio.
Existem algumas práticas que ajudam estimular a produção de Melatonina no nosso dia a dia, que consequentemente deixam nossa saúde e beleza ainda melhores sem muito esforço.
Ter uma dieta saudável, com cereais, leite, ovos e peixe, e praticar exercícios físicos com frequência é a recomendação mais comum para atrair qualquer tipo de benefícios ao corpo. Além disso, desligar qualquer aparelho eletrônico que emita luz azul, como celulares, computadores e tablets, duas horas antes de dormir é recomendado por especialistas para ajudar a glândula pineal produzir mais hormônio do sono.
Depois de entender todos os benefícios da Melatonina na nossa saúde e na nossa beleza, fazer aquele sono da beleza nunca foi tão importante.
Se você se interessa por cuidados com a pele, é possível que você queira ler nosso outro artigo onde falamos sobre os cuidados que a pele negra precisa ter por ser mais sensível que as outras.