Foi aprovado pela Assembleia da Califórnia um projeto de lei que exige que redes sociais paguem pelo uso de conteúdo jornalístico em suas plataformas. A proposta obteve 46 votos a favor e 6 votos contra, e agora será encaminhada para análise no Senado estadual. Denominado “The California Journalism Preservation Act” (“Ato de Preservação do Jornalismo na Califórnia”), o projeto estipula que empresas como Google, Facebook e Microsoft devem destinar uma porcentagem de suas receitas de publicidade para acessar conteúdos jornalísticos digitais. Esse acesso inclui a aquisição, rastreamento e indexação do conteúdo pelas plataformas. Além disso, o projeto determina que 70% dos fundos arrecadados por meio dessas mudanças sejam direcionados aos jornalistas. A News/Media Alliance, uma organização que representa mais de 2 mil veículos de jornalismo nos EUA, comemorou a decisão da Assembleia. Danielle Coffey, presidente da organização, declarou: “Estamos extremamente encorajados com esse avanço ao nível estadual, o que demonstra que os americanos compreendem a importância e o valor do jornalismo para manter suas comunidades seguras e bem informadas, e para responsabilizar aqueles que detêm o poder”.
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