Ter um idoso em casa que necessita de cuidados especiais é uma situação delicada. O que acontece é que a família precisa organizar sua rotina e estruturar o imóvel para deixá-lo mais seguro para o bem-estar do ente querido. Pensando em garantir uma condição de vida mais saudável a essas pessoas, muitos vêm optando por entidades especializadas. Mas nada de imaginar aquele estereótipo de asilo em que o idoso era abandonado. Não! As moradias ou casas de repouso de hoje em dia são uma grande família que mora junto e mantém uma rotina agitada e com muita socialização. “Encontrar um espaço adequado para passar a velhice é sempre um desafio. Com a idade avançada o que mais se precisa é de atenção e carinho, por isso investir em um espaço que cuida especialmente do ente querido é a escolha mais assertiva nos dias de hoje”, explica Ruan Bacco e José Alberto Fernandes Junior sócios proprietários da Castelo Residence “Costumamos comentar que somos uma família que cuida da sua família”, reforça. “Esse tipo de atividade sofreu uma mudança muito grande desde que abrimos as portas. Hoje é bem mais aceita pela sociedade, até porque antes as famílias tinham muito mais tempo para cuidar do idoso.
E realmente é uma mudança comportamental e cultural”, complementa.
A razão da escolha
Um dos principais motivos para deixar um idoso em um espaço que oferece cuidados especiais é a socialização. “É possível que numa moradia coletiva o idoso se sinta mais protegido, amparado e com companhias como em sua própria casa”, explica junior,
Acontece com certa frequência que em casa o idoso pode passar o dia inteiro em frente à TV, sem falar com ninguém, uma vivência de solidão. A família, na correria do dia a dia, acaba não percebendo a falta que isso faz para o idoso, porque avalia que cuidando da saúde e da higiene é o suficiente. “A relação emocional que os hóspedes mantêm entre si e com a equipe de atendimento é muito intensa. Aqui se ri, canta e por vezes se chora. É a vida que continua”, explica os proprietários Junior e Ruan. “Isso está totalmente ligado à qualidade de vida”. A intenção é oferecer carinho e bem-estar aos idosos mantendo-os saudáveis e motivados. Em muitos casos, porém, o preconceito e a resistência da família na hora de fazer a escolha são maiores do que os benefícios que o idoso poderia ter. “Ao oferecer um ambiente acolhedor, acreditamos que cumprimos nossos objetivos de tratá-los com respeito e carinho, lemas que estabelecemos há anos”, reforça .
Além da socialização, outras vantagens do local são a alimentação balanceada, higiene pessoal, enfermagem, terapias ocupacionais e atividades diárias. “Nosso diferencial é justamente essa disposição em lidar com essa não rotina e com o perfil de cada família”, afirma, lembrando ainda que idosos e suas famílias ficam seguros de poder contar com acompanhamento diario.
Ruan Bacco e José Alberto Fernandes Junior
são proprietários da Castelo Residence
Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…
O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…
Contrato de Compra e Venda A aquisição de um veículo é regida…
Este estudo decorre de muita leitura, visualizações de vídeos, conversas com consultores de vendas e…
Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e…
View Comments
Que beleza. É disso que eu gosto nesse site, é direto ao ponto, você pesquisa e já encontra o que procura de cara, informação de sobra aqui!!!