Artrose nas articulações x tratamento com ácido hialurônico

Conheça o ácido que faz bem para as articulações

Infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação)

Por Dr. Leandro Finotti

Para que serve a infiltração articular de ácido hialurônico?

A infiltração de ácido hialurônico no interior de articulações é um dos principais tratamentos para artrose em todo o mundo, chamada tecnicamente de viscossuplementação articular.

O ácido hialurônico é uma molécula  do grupo dos açúcares, com alta capacidade de reter água, ocupando grandes volumes e formando géis.

É componente da cartigem e do líquido existente no interior das articulações, de nome líquido sinovial.

A cartilagem é um tecido que reveste as superfícies ósseas das articulações, é lisa, resistente e elástica, e tem função de proteção óssea, sustenção de carga, facilitação de movimentos sem atrito, além de estabilização articular. É constituida por uma célula de nome condrócito, por um grande conteúdo de água, e uma matriz extracelular semelhante a um gel, rica em ácido hialurônico.

O líquido sinovial, também composto por ácido hialurônico, tem função de nutrir a cartilagem, absorver choques mecânicos e lubrificar a articulação.

A artrose é a principal doença articular do ser humano, e pode surgir sempre que houver estímulos nocivos contra a cartilagem.

Pacientes com artrose apresentam danos precoces e severos na cartilagem, afetando sua composição, incluindo o ácido hialurônico, e também sua estrutura, resultando em fissuras, erosões, afilamento da cartilagem e exposição óssea. Em casos avançados há contato ósseo direto. 

O líquido sinovial de articulações artrósicas apresenta menor concetração e menor peso molecular do ácido hialurônico, tornando-o menos visçoso.

Por que a infiltração articular de ácido hialurônico pode ser útil?

A infiltração articular com ácido hialurônico pode ajudar no tratamento da artrose por diferentes mecanismos:

1) Melhora da lubrificação e viscoelasticidade do líquido sinovial, resultando em ganho de amplitude de movimento articular e maior capacidade de absorção de impacto.

2) Efeito analgésico por ação em receptores de dor. O grande diferencial do ácido hialurônico é o efeito prolongado de alívio da dor.

3) Efeito antiinflamatório, reduzindo citocinas e outras substâncias inflamatórias que estimulam a degradação da cartilagem.

4) Proteção da cartilagem, demonstrando regeneração da camada superficial, melhora da qualidade da matriz e densidade de condrócitos (evidência de biópsia com estudos em animais e também humanos, efeito positivo em retardar a perda de volume da cartilagem (evidência de imagem de RNM quantitativa, e melhor aspecto visual da superfície da cartilagem (evidência de artroscopia.

Sobre o procedimento de infiltração articular de ácido hialurônico:

Como é realizada?

Através de punção articular com seringa e agulha, após limpeza e antissepsia cuidadosa da pele e anestesia local. É indolor ou com dor extremamente aceitável. As articulações mais frequentemente abordadas são joelho e quadril. É realizada em consultório, no entanto, para o quadril é necessária punção guiada por ultrassonografia ou preferencialmente, radioscopia. O ácido hialurônico é injetado na cavidade articular, que pode ser procedimento único ou uma sequência de 3 a 5 infiltrações semanais, a depender do tipo do produto utilizado.

Que produto é utilizado?

Os principais produtos utilizados são o Hylano G 20 e hialuronato de sódio. Diferem em sua origem, podendo ser de origem aviária ou de síntese química, e também no peso molecular. Os de peso molecular mais alto tem maior efeito analgésico, enquanto os de peso molecular menores tem, teoricamente, maior efeito protetor da cartilagem.

Qual é o paciente ideal?

Pacientes com artrose sintomática e menor dano estrutural tem resultados melhores. No entanto, aqueles com artrose mais severa e que não sejam candidatos à cirurgia de protetização também podem se beneficiar.

Eficácia

Estudos clínicos em osteoartrite demonstram melhora da dor, de amplitude articular e escores de função e qualidade de vida. Tem efeito analgésico lento, notado especialmente após 4 semanas do procedimento, porém duradouro, podendo perdurar de 6 meses a até 2 anos. A critério do médico, a infiltração com ácido hialurônico pode ser combinada com a de corticóide, justamente pelo efeito imediato do último.

A infiltração articular de ácido hialurônico (viscossuplementação) para artrose foi considerada eficaz por revisão sistemática (evidência científica de mais alta qualidade) da literatura realizada pela COCHRANE em 2009, entidade com banco de dados científicos mais respeitada internacionalmente. O tratamento de viscossuplementação também é referenciado em consenso de sociedade internacional de estudo em osteoartrite – OARSI 2019, em consenso da Liga Panamericana de Reumatologia – PANLAR 2016 ,  e também consenso da Sociedade Eropéia para Aspectos Clínicos e Econômicos da Osteoporose e Osteoartrite – ESCEO 2019.

Há um enorme racional em retardar a evolução da doença, que terá de ser melhor comprovado futuramente.

Repetição do procedimento:

Podem ser necessárias repetições, com espaço de tempo variável, em média de 6 meses a um ano.

É seguro?

Trata-se de procedimento altamente seguro. Complicação mais comum é de sinovite reativa, processo de aumento de inflamação transitório da articulação por “alergia” ao produto. É mais comum com o ácido hialurônico de origem aviaria. É facilmente controlada com antiinflamatórios.

www.drleandrofinotti.com.br

 

Veja Também

Acompanhamento médico de gestantes reduz em quase 50% índice de partos prematuros

Monitoramento durante um ano de 500 mulheres foi feito pela AsQ e apontou para índice …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!