Notícias

Apesar do preconceito, número de universitários acima dos 35 anos aumenta no Brasil

A busca por moradias estudantis está em alta em São Paulo, inclusive entre pessoas mais velhas, conforme revelou um levantamento realizado Share Student Living, empresa de residências estudantis no Brasil. A busca de pessoas acima de 35 lugares por este tipo de moradia dobrou entre 2022 e 2023, de acordo com a pesquisa. Dados do Ministério da Educação também mostram que em 2021 quase 600 mil pessoas acima dos 40 anos foram matriculadas em universidades, o que representa um aumento de 171% nos últimos 10 anos. Apesar dos avanços, o preconceito permanece. No início de março, três estudantes de uma universidade particular de Bauru, no interior de São Paulo, debocharam nas redes sociais de uma outra aluna da instituição pelo fato dela ter 40 anos. O vídeo gerou uma onda de revolta nas redes sociais, onde as jovens foram acusadas e etarismo. Em entrevista à Jovem Pan News, Ivete Berkenbrock, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, discute a questão do preconceito e a importância de pessoas nessa faixa etária continuarem ativas para um melhor envelhecimento.

“O envelhecimento tem que ser encarado como uma fase da vida. É a fase mais longa da vida. As pessoas vão ter muitas oportunidades de fazer no seu envelhecimento o que não tiveram a oportunidade de fazer na juventude. Isso inclui tudo, estudar, continuar trabalhando, namorar, passear, aprender, se vestir do jeito que quiser, dirigir enquanto tiver capacidade cognitiva e motora para tal. Não é a idade que vai definir o que nós podemos ou deixamos de poder fazer”, declarou Berkenbrock. Além disso, a especialista aponta os benefícios da convivência dos jovens com pessoas mais velhas em moradias estudantis: “A questão de pessoas entre 35 e 40 anos estarem buscando uma convivência com pessoas mais jovens demonstra a necessidade de se interagir. Porque as trocas são muito grandes nesses ambientes. Eu aprendo muito com uma pessoa de 18, mas com certeza a pessoa de 18 vai aprender com quem tem 35. Isso permite que todos tenham uma convivência pacífica, harmoniosa, construtiva e mais econômica”. Também é importante que os mais velhos não se boicotem e se desestimulem a não realizar alguma atividade por causa da idade.

fonte Jovem Pan

Vida & Negócio

Vida & Negócio desde o ano 2000 vem destacando e colocando empresas, marcas e nomes no topo do sucesso. Através da mídia digital e impressa. Prezando sempre qualidade e a comunicação direta e indireta.

Recent Posts

Ivo Meirelles é atração principal da segunda edição da Costelada do Ed em Rio Preto

O evento une boa música, gastronomia de alto nível e estrutura sofisticada no Elago Eventos,…

2 semanas ago

Executivos chineses reforçam parceria com Drogamax Hiperfarmácia em São José do Rio Preto

Visita discutiu aprimoramento do robô humanóide "Albinha" e expansão de possibilidades no mercado de importação…

1 mês ago

Executivos chineses visitam Drogamax Hiperfarmácia, de São José do Rio Preto

Drogamax Hiperfarmácia Recebe Executivos da China Connect para Fortalecer Parceria Tecnológica Na manhã desta quarta-feira…

1 mês ago

Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante com sabor diferenciado

ORIGINAL GINGER REFRIGERANTE À BASE DE GENGIBRE Felipe Titto e Gkay lançam marca de refrigerante…

2 meses ago

Drogamax a Maior Hiperfarmácia da América Latina chegou em São José do Rio Preto

Drogamax, a mais recente loja do segmento farmacêutico trouxe um novo conceito ao setor, sendo…

3 meses ago

Sertanejo Weekend no Hot Beach entrega show exclusivo, hospedagem e parque aquático a partir de R$ 900 a diária para casal e até 2 crianças

O festival, que será realizado pela primeira vez em Olímpia, em dezembro, oferece ótimo custo/benefício…

3 meses ago