Em apresentação do projeto pedagógico de educação ambiental “Heróis das Águas”, alunos do 5.º ano da escola municipal Alberto José Ismael, num total de 25, acompanharam de maneira lúdica o tratamento de água e esgoto realizados pelo Semae, em Rio Preto. O encontro, na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Rio Preto), teve a presença do prefeito Edinho Araújo.
A apresentação foi ministrada pela servidora do Semae, Eduarda Contatore, e pelo assessor de Ações Estratégicas do Semae, Luiz Guilherme Braga. “O objetivo é fazer com que as crianças compreendam as mudanças do estado físico da água, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas locais”, declarou Braga.
O projeto é uma parceria do Semae com a Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o plano escolar da rede municipal, as escolas devem trabalhar as temáticas de forma transversal, ou seja, ao longo de todo o ano letivo, o mesmo tema deve ser abordado em diversas frentes.
“A importância da água, consumo e preservação, por exemplo, são trabalhados a partir do mês de março, com o Dia Mundial da Água, mas o conteúdo se estende ainda por todo o ano. Esta visita à ETE, para conhecer de perto todo o sistema de tratamento do esgoto, é uma oportunidade para que os alunos vivenciem o que foi falado em sala de aula. É fundamental que a criança vivencie experiências práticas”, explica Hederson Souza, coordenador de Políticas Públicas da Secretaria de Educação.
Após as apresentações, os alunos fizeram uma trilha numa das áreas de reflorestamento da ETE. Finalizada essa atividade, os novos heróis das águas receberam das mãos do prefeito Edinho Araújo, do superintendente do Semae, Nicanor Batista e da secretária municipal de Educação, Fabiana Zanquetta, um certificado mostrando que a partir de agora eles terão a missão de colocar em prática o que foi passado na apresentação. A programação terminou com um passeio de ônibus pela ETE, no qual foram mostradas algumas etapas do tratamento de esgoto.
Para agendar uma apresentação dos Heróis das Águas, é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, caso a escola seja da rede municipal de ensino. Escolas estaduais ou particulares e demais instituições devem entrar em contato com o Semae, por meio de um ofício, no e-mail superintendencia@semae.riopreto.sp.gov.br.
Texto: Ruy Sampaio/Semae
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto