Com o advento de novas técnicas , como a lipo enxertia de face, consegue-se um resultado mais natural. Uma aparência jovial se caracteriza por volumes, curvas, linhas bem definidas. Com o passar dos anos, os volumes diminuem (perde-se gordura facial), as curvas se desfazem (os tecidos ficam flácidos), as linhas se alteram (os tecidos faciais sofrem uma queda).
Portanto, existe um conceito novo de associar duas técnicas cirurgicas: a reposição do volume facial com a gordura do próprio paciente, e a suspensão dos tecidos profundos combinada com uma leve tração de pele.
A combinação dessas duas estratégias cirúrgicas configura o que há de mais moderno e completo em termos de lifting facial.
A primeira parte da cirurgia consiste na reposição de volume, com a própria gordura do paciente. Uma lipoaspiração coleta a quantidade necessária de gordura, a qual passa por um processo de centrifugação, enriquecendo esta amostra com uma gordura pura, rica em células tronco. Com cânulas finíssimas, esta gordura vai minuciosamente sendo enxertada nas regiões faciais deficientes de volume. O plano de colocação do lipofilling é profundo, abaixo da musculatura, logo acima da ossatura facial.
A segunda e última parte da cirurgia é o reposicinamento da camada de tecido logo abaixo da pele e acima do plano muscular e nervoso da face. O descolamento e sua fixação na parte alta ao lado da maçã do rosto proporciona uma face com curvas e contornos naturais, absolutamente sem modificação das feições do paciente. O côncavo e o convexo em proporções ideais na face, resultando num rejuvenescimento facial natural. Evoluções desta técnica podem ocorrer com o passar do tempo, mas a essência perdurará para sempre e veio para ficar: o rosto com volume, curvas e linhas bem definidas.
O cirurgião plástico Dr. Octávio Luz