O Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto registrou, no feriado de 7 de Setembro, 12,7 milímetros de chuva. O nível de água na Represa Municipal passou de 1,5 centímetro abaixo do vertedouro no Lago 1 para 12,5 centímetros acima e no Lago 3, que estava 3 centímetros acima do vertedouro, passou para 10 centímetros.
Apesar do alívio da chuva recente, por causa da estiagem dos últimos meses o Semae continua em estado de alerta. Neste momento, não há necessidade de um racionamento de água nos bairros abastecidos pela Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas. Uma nova avaliação será feita na semana que vem. A possibilidade de um racionamento parcial ainda não está descartada.
“Para o abastecimento e captação de água na Represa Municipal, mais importante que uma chuva localizada é a frequência das chuvas. Temos uma represa de passagem, que não é acumulativa. Por isso, é preciso ficar atento para a constância das chuvas. As regras nesse período continuam as mesmas, ou seja, a ordem é não desperdiçar água tratada”, declarou Fábio Furlan, diretor de Operação e Manutenção de Água.
A ETA é responsável por abastecer uma população de aproximadamente 100 mil pessoas.