Consumo aumenta, mas fica abaixo da expectativa dos supermercados, diz associação

consumo dos lares brasileiros cresceu 2,02% de janeiro até o mês de maio. É o que aponta o levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No entanto, a expectativa do setor era um pouco maior, como explica o presidente da entidade, Marcio Milan. “Nós tínhamos uma expectativa um pouco maior. Os nossos objetivos e o nosso planejamento, ele contempla um crescimento no ano de 2022 de 2,8%, mas o mês de maio foi impactado pelo mês de abril”, comenta. O mês de maio registrou uma queda de 3,47% em comparação a abril, isso porque, em decorrência da Páscoa, o mês de abril teve uma alta no consumo. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o consumo teve uma leve alta de 0,39%, no entanto a alta inflação impactou e tem impactado o poder de compra do brasileiro.Para Milan, o Auxílio Emergencial é o que tem ajudado a população a conseguir equilibrar as contas. “Muito atrelado ao Auxílio Brasil, que agora tem a previsibilidade, e os 17 milhões de consumidores que recebe isso mensalmente, eles tem a certeza que vão receber e conseguem se planejar para manter esse consumo”, diz. O presidente da Abras destaca também que boa parte da população teve que readaptar o consumo, fazendo trocas por produtos mais baratos, como tem acontecido com o consumo de carne, por exemplo. Com o aumento do preço da carne vermelha, muitos têm tentado encontrar outras fontes de proteínas, como ovos, carne de frango e também de porco, que são mais baratas.De janeiro a maio, os itens da cesta básica que mais tiveram aumento foram feijão, com crescimento de 28,46%; óleo de soja, que também cresceu um pouco mais de 28%; o litro do leite, que aumentou 22,57%; farinha de trigo, que aumentou 21% no bolso do brasileiro. O presidente da Abras acredita ainda que a redução do ICMS sobre os combustíveis deve ter um impacto positivo no consumo dos lares brasileiros.

 

fonte Jovem Pan

Veja Também

INVESTSMART XP INAUGURA FILIAL EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Com foco no potencial estratégico da região, top 1 da XP chega à cidade e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!