Conheça a técnica artesanal do macramê

A origem do macramê é indefinida, mas remete à pré-história, quando o ser humano aprendeu a amarrar fibras para se aquecer e criar objetos. Perfeitas para criar um clima boho, as peças podem decorar paredes, vasos e muito mais.

 

Como não se apaixonar pelo macramê? A técnica artesanal de tecer com nós é antiga e se aproxima do crochê, mas é inteiramente feita com as mãos, dispensando o uso de agulhas. “É uma técnica de tecelagem manual, em que se trabalha com os dedos para cruzar e amarrar os fios, formando uma composição rica.

Muitos acreditam que o macramê seja uma evolução dos nós, que ganharam um trabalho muito mais elaborado”, conta Nathalie Serafin, estilista e CEO da Thirty Seven Trend, marketplace que prega a filosofia slow fashion e exalta artesãos brasileiros.

Vaso de cerâmica Macramê Mar
Vaso de cerâmica Macramê Mar, com suporte de macramê de cordão de algodão cru, fixo à peça. Da Carlota para Thirty Seven Trend. | Hanger de vaso Maracujá, com 1,15 m de comprimento. De algodão cru, é da Nós em Nós para a Thirty Seven Trend | Hanger de parede Mulher Rendeira (33 x 77 cm), ideal para vasos pequenos e médios. Da Nós em Nós para Thirty Seven Trend | Preteleira Macramê Figo, com suporte de madeira com macramê fixo a ela, de algodão cru. Com cerca de 1 m de altura, é da Nós em Nós para Thirty Seven Trend.

A origem do macramê

Segundo Nathalie, a origem do macramê é indefinida, mas remete à pré-história, quando o ser humano aprendeu a amarrar fibras para se aquecer e criar objetos. Acredita-se que a palavra seja derivada do árabe ‘migramah’ – ou ‘franja’, em bom português. Ainda no século XIII, era comum que os tecelões árabes confeccionassem franjas para seus camelos e cavalos, utilizando-as para afastar moscas dos animais. “Outros acreditam que o macramê deriva do turco ‘makrama’, que significa toalha ou guardanapo”, complementa Nathalie.

Ancestral, a técnica do macramê viajou o mundo e, hoje, é tendência no décor, capaz de levar aos ambientes um clima boho – seja ao ser utilizada em tapeçarias, hangers, luminárias, mantas. “Na Thirty Seven Trend, expomos diversos artesãos brasileiros que resgatam esse trabalho, compondo peças únicas e inteiramente manuais”, conta Nathalie.

Macramê de parede Eco, feito com fio de algodão reciclado. Totalmente artesanal, é da Maia para a Thirty Seven Trend. | Macramê de parede Moçambique (38 x 50 cm), feito em lã. Artesanal, é da Maia para Thirty Seven Trend.| Arco-Iris de Parede (25 x 23 cm), feito em algodão ecológico reciclado. Artesanal, é da Maia para Thirty Seven Trend.

 

É o caso da Maia, da estilista capixaba Marina Maia. Com sua marca, a artesã divide sua paixão por atividades manuais e segue um processo criativo livre e intuitivo, que resulta em formas e jogos de cor variados e únicos. A Nós em Nós, por sua vez, propõe uma reconexão com o lar – que, segundo a marca, é ‘onde o coração está’. Suas peças de macramê são feitas cuidadosamente, com um trabalho artesanal minucioso e cheio de carinho.

Luminária Macramê Trançada
Luminária Macramê Trançada, com 5 m de comprimento. Bivolt e disponível no tom natural ou preto, é feito artesanalmente. Da Nós em Nós para Thirty Seven Trend. | Cinto Macramê para Cortina, com 65 cm de comprimento. De algodão cru e argola de madeira, é da Nós em Nós para Thirty Seven Trend.

 

Em seu site, Nathalie expõem hangers, luminárias, tapeçarias de parede e diversos acessórios em macramê. “Acredito que a Thirty Seven Trend é uma facilitadora, para que seja possível levar para dentro do lar um trabalho brasileiro, artesanal e ético – seja em um detalhe no lar, ou até mesmo ocupando uma parede de destaque”, afirma Nathalie.

 

Sobre Thirty Seven Trend

A Thirty Seven Trend surgiu através do conceito criado pela estilista Susie Faux na década de 70, chamado armário capsula. Segundo a estilista, poderíamos aprender a viver com menos e de forma mais sustentável através de um guarda-roupa reduzido a 37 peças, que poderiam ser substituídas a cada três meses – desde que, ao comprar uma nova peça, a antiga fosse vendida ou doada.

Inspirada nesse conceito slow fashion, a Thirty Seven Trend se apresenta como um marketplace pensado para aqueles que – assim como nós! – querem fazer escolhas melhores em busca de uma vida mais consciente e sustentável.

Fundada por Nathalie Serafin, que é graduada em Négocios e Marketing e pós-graduada em Design e Modelagem pela Esmod, uma das escolas mais tradicionais da França, a Thirty Seven Trend é um marketplace que visa promover marcas brasileiras que seguem a filosofia do consumo consciente e de moda sustentável. Aqui, reunimos produtos com qualidade que são feitos com baixo impacto ambiental.

Aproveite para ver mais conteúdos nossos sobre arquitetura.

Veja Também

Com investimento de R$ 250 milhões, urbanizadora lança complexo imobiliário com lazer de resort no interior paulista

Área de lazer de projeto inédito assinado por grandes nomes da arquitetura e paisagismo inclui …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!