Equipes de resgate espanholas recuperam 86 migrantes de origem subsaariana em embarcação precária nas Ilhas Canárias

Equipes de resgate da Espanha recuperaram 86 migrantes de origem subsaariana em uma operação realizada nesta segunda-feira, 10, próximo à costa do arquipélago das Ilhas Canárias, de acordo com informações do serviço de Salvamento Marítimo (Sasemar) à AFP. Inicialmente, um avião de busca enviado pelo Salvamento Marítimo estimou que havia cerca de 200 pessoas a bordo do barco, o que poderia indicar a embarcação procurada na mesma região, que partiu do Senegal há aproximadamente duas semanas com 200 pessoas a bordo. No entanto, uma porta-voz do Salvamento Marítimo mencionou que ainda não é possível confirmar totalmente essa hipótese.

A situação ficou confusa quando o serviço de resgate atualizou as informações e reconheceu que a estimativa do número de pessoas estava incorreta. Outra porta-voz admitiu que é difícil determinar o número de pessoas a bordo por via aérea. Questionada sobre a possível presença de outra embarcação à deriva com 200 pessoas na mesma região, a porta-voz não soube fornecer informações claras.

Os migrantes resgatados consistem em 80 homens e seis mulheres. Eles foram levados por um barco do Salvamento Marítimo para o porto de Arguineguin, na ilha de Gran Canaria, onde receberam atendimento médico da Cruz Vermelha, conforme relatado por uma fotógrafa da AFP. Segundo a ONG espanhola Caminando Fronteras, que se baseia em depoimentos de migrantes e seus familiares, a embarcação procurada partiu em 27 de junho da cidade senegalesa de Kafountine, localizada a cerca de 1.700 quilômetros da costa das Ilhas Canárias. A coordenadora da ONG, Helena Maleno, mencionou que os familiares relataram o desaparecimento da embarcação após dias sem notícias.

Além desse incidente, a organização alertou sobre o desaparecimento de outras duas embarcações. Segundo informações disponíveis, ambas também partiram da costa senegalesa em 23 de junho: uma com 65 passageiros e outra com aproximadamente 50 a 60 pessoas a bordo. A ONG solicitou ajuda para localizar essas embarcações e ressaltou a importância de dispor de recursos adequados para o resgate e salvamento dessas vidas, considerando que elas estão em alto mar há vários dias e que as embarcações são feitas de madeira.

Veja Também

Aspectos Jurídicos na Aquisição de Veículos

Contrato de Compra e Venda        A aquisição de um veículo é regida …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!