Qual é a importância para o desenvolvimento da criança?
A brincadeira é essencial porque desenvolve inúmeras conexões cerebrais. É nesse momento que a criança se integra com o outro, com algum objeto, se aprimora de questões sensoriais, evolui na questão da linguagem, testa o mundo. Até os seis meses, os bebês colocam muitas coisas na boca e isso acontece porque esse é o primeiro veículo de comunicação deles, faz parte do movimento do descobrir. O brincar faz com que todas as questões executivas no cérebro relacionadas à criatividade, abstração, linguagem, coordenação e a muitas outras coisas sejam desenvolvidas. Além disso, também trabalha muito a memória.
Quantas horas por dia uma criança deve brincar?
O ideal é que a vida seja sempre na brincadeira, o dia todo. Os adultos colocam muitas imposições à criança, como ir para escola, por exemplo. Por que isso também não pode ser divertido? Até a nossa vida precisa ser mais leve. Se hoje existe uma dúvida sobre o quanto tempo a criança consegue ou não brincar, é mais importante se atentar à qualidade. Se forem 15 minutos de qualidade, ela já aprende inúmeras coisas, isso já ajuda nas conexões neurais. Não existe um tempo exato, mas o ideal é que tudo tenha uma lado lúdico.
Como incluir a brincadeira com os filhos em uma rotina corrida?
Tente incluir a criança na atividade. Se for lavar roupa, leve-a com você e separem as roupas juntos, por exemplo; ela vai adorar participar. Com isso, dá para trabalhar as cores, os números e desenvolver outros pontos. Isso pode se estender para outras coisas, como arrumar a mesa, o importante é convidá-lo para participar. Compartilhar é necessário