Conheça a técnica artesanal do macramê

A origem do macramê é indefinida, mas remete à pré-história, quando o ser humano aprendeu a amarrar fibras para se aquecer e criar objetos. Perfeitas para criar um clima boho, as peças podem decorar paredes, vasos e muito mais.

 

Como não se apaixonar pelo macramê? A técnica artesanal de tecer com nós é antiga e se aproxima do crochê, mas é inteiramente feita com as mãos, dispensando o uso de agulhas. “É uma técnica de tecelagem manual, em que se trabalha com os dedos para cruzar e amarrar os fios, formando uma composição rica.

Muitos acreditam que o macramê seja uma evolução dos nós, que ganharam um trabalho muito mais elaborado”, conta Nathalie Serafin, estilista e CEO da Thirty Seven Trend, marketplace que prega a filosofia slow fashion e exalta artesãos brasileiros.

Vaso de cerâmica Macramê Mar
Vaso de cerâmica Macramê Mar, com suporte de macramê de cordão de algodão cru, fixo à peça. Da Carlota para Thirty Seven Trend. | Hanger de vaso Maracujá, com 1,15 m de comprimento. De algodão cru, é da Nós em Nós para a Thirty Seven Trend | Hanger de parede Mulher Rendeira (33 x 77 cm), ideal para vasos pequenos e médios. Da Nós em Nós para Thirty Seven Trend | Preteleira Macramê Figo, com suporte de madeira com macramê fixo a ela, de algodão cru. Com cerca de 1 m de altura, é da Nós em Nós para Thirty Seven Trend.

A origem do macramê

Segundo Nathalie, a origem do macramê é indefinida, mas remete à pré-história, quando o ser humano aprendeu a amarrar fibras para se aquecer e criar objetos. Acredita-se que a palavra seja derivada do árabe ‘migramah’ – ou ‘franja’, em bom português. Ainda no século XIII, era comum que os tecelões árabes confeccionassem franjas para seus camelos e cavalos, utilizando-as para afastar moscas dos animais. “Outros acreditam que o macramê deriva do turco ‘makrama’, que significa toalha ou guardanapo”, complementa Nathalie.

Ancestral, a técnica do macramê viajou o mundo e, hoje, é tendência no décor, capaz de levar aos ambientes um clima boho – seja ao ser utilizada em tapeçarias, hangers, luminárias, mantas. “Na Thirty Seven Trend, expomos diversos artesãos brasileiros que resgatam esse trabalho, compondo peças únicas e inteiramente manuais”, conta Nathalie.

Macramê de parede Eco, feito com fio de algodão reciclado. Totalmente artesanal, é da Maia para a Thirty Seven Trend. | Macramê de parede Moçambique (38 x 50 cm), feito em lã. Artesanal, é da Maia para Thirty Seven Trend.| Arco-Iris de Parede (25 x 23 cm), feito em algodão ecológico reciclado. Artesanal, é da Maia para Thirty Seven Trend.

 

É o caso da Maia, da estilista capixaba Marina Maia. Com sua marca, a artesã divide sua paixão por atividades manuais e segue um processo criativo livre e intuitivo, que resulta em formas e jogos de cor variados e únicos. A Nós em Nós, por sua vez, propõe uma reconexão com o lar – que, segundo a marca, é ‘onde o coração está’. Suas peças de macramê são feitas cuidadosamente, com um trabalho artesanal minucioso e cheio de carinho.

Luminária Macramê Trançada
Luminária Macramê Trançada, com 5 m de comprimento. Bivolt e disponível no tom natural ou preto, é feito artesanalmente. Da Nós em Nós para Thirty Seven Trend. | Cinto Macramê para Cortina, com 65 cm de comprimento. De algodão cru e argola de madeira, é da Nós em Nós para Thirty Seven Trend.

 

Em seu site, Nathalie expõem hangers, luminárias, tapeçarias de parede e diversos acessórios em macramê. “Acredito que a Thirty Seven Trend é uma facilitadora, para que seja possível levar para dentro do lar um trabalho brasileiro, artesanal e ético – seja em um detalhe no lar, ou até mesmo ocupando uma parede de destaque”, afirma Nathalie.

 

Sobre Thirty Seven Trend

A Thirty Seven Trend surgiu através do conceito criado pela estilista Susie Faux na década de 70, chamado armário capsula. Segundo a estilista, poderíamos aprender a viver com menos e de forma mais sustentável através de um guarda-roupa reduzido a 37 peças, que poderiam ser substituídas a cada três meses – desde que, ao comprar uma nova peça, a antiga fosse vendida ou doada.

Inspirada nesse conceito slow fashion, a Thirty Seven Trend se apresenta como um marketplace pensado para aqueles que – assim como nós! – querem fazer escolhas melhores em busca de uma vida mais consciente e sustentável.

Fundada por Nathalie Serafin, que é graduada em Négocios e Marketing e pós-graduada em Design e Modelagem pela Esmod, uma das escolas mais tradicionais da França, a Thirty Seven Trend é um marketplace que visa promover marcas brasileiras que seguem a filosofia do consumo consciente e de moda sustentável. Aqui, reunimos produtos com qualidade que são feitos com baixo impacto ambiental.

Aproveite para ver mais conteúdos nossos sobre arquitetura.

Veja Também

Política do aluguel social deve ser lançada no segundo semestre

Previsão é do secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos No Brasil, o déficit habitacional …

Deixe um comentário

Fale conosco!